Raizes

Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin comemoraram 40 anos de existência

A Associação Cultural e Recreativa Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin, na região de Lyon, organizou no passado dia 9 de novembro uma festa para celebrar os 40 anos da sua existência. Este evento teve lugar no Espaço Mosaïque, em St Priest, onde reuniu mais de mil pessoas.

Estiveram presentes em palco o grupo folclórico da casa, Estrelas do Minho, mas também os grupos Juventude do Alto Minho de St Priest, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Mocidade do Verde Minho e Os Lusitanos do Minho que vieram de St. Martin d’Hères e de mais longe ainda o grupo Flor do Minho de Gerzat.

Depois do folclore, o grupo musical Hi-Fi, vindo de Portugal, mais propriamente de Viseu, foi o mais aguardado pelo público e animou a festa até altas horas da madrugada.

O grupo folclórico Estrelas do Minho foi criado em 1972, mas só foi oficializado administrativamente em 1979. Fez os seus 40 anos de existência sem interrupção no passado dia 10 de outubro e foi criado por amigos que queriam promover as tradições do Minho em França. Desde essa data, o grupo tem contado com uma média de 70 elementos, que visam “a união, de modo a formar uma grande família”, é este o objetivo, salienta Maria Martins ao LusoJornal.

Maria Martins, uma das fundadoras e responsável pelo grupo folclórico, explica que representa Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Viana do Castelon com as suas danças – Chula, Vira, Cana Verde, Rusga -, com os seus trajes – Fato rico de Viana do Castelo, Fato de Ponte da Barca, Fato de trabalho -, acompanhados sempre pelos músicos e as cantadeiras. Juntando os instrumentos e acessórios de época, daquela região do norte de Portugal.

As Estrelas do Minho também possuem uma “Fanfarra”, que integra alguns dos elementos do grupo folclórico.

A Direção foi renovada este ano e tem como Presidente um dos membros fundadores, Manuel Martins, mas integra também o Vice-Presidente José da Silva, a Secretária Émile Rodrigues, e a Vice-Tesoureira Laurinda Alves Rodrigues.

A Associação portuguesa de Vaulx-en-Velin sempre teve o apoio da autarquia. Os locais onde estão instalados são alugados, mas a Mairie disponibiliza ajudas materiais. “Temos a sede num local que alugamos ao mês, onde temos uma sala de convívio para jantares e um salão no 1° andar para ensaios, um bar onde temos a televisão para seguirmos os jogos da Liga de Portugal e outros programas” disse ao LusoJornal Manuel Martins, Presidente da coletividade.

A Associação também participa sempre nos eventos da cidade, quer sejam sociais ou festivos. “Participamos nas festas da cidade de Vaulx-en-Velin, como irá acontecer agora, no fim de semana de 6 a 8 de dezembro, em que iremos receber o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, uma vez que temos uma geminação com esta cidade”.

Durante o ano, os tempos fortes da Associação são as Festas de Natal, a Festa dos Reis, o Carnaval, a Páscoa e o Festival folclórico no recinto da associação, ao ar livre.

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, foi convidado para a festa de aniversário, assim como a Maire de Vaulx-en-Velin, Hélène Geoffroy. Também estiveram presentes o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima e o responsável do Banco Totta em Lyon, António Rabeca.

O Cônsul-Geral felicitou o Presidente da Associação, Manuel Martins, e toda a Direção e sublinhou a importância das Comunidades portuguesas “terem associações que continuam a ajudar os nossos compatriotas, que promovem iniciativas culturais e para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e amizade com a França”.

A equipa do programa de rádio portuguesa Raízes esteve presente para imortalizar este evento, fazendo reportagem fotográfica e vídeo desta festa da Comunidade portuguesa em Lyon.

A sede da associação está aberta todos os dias ao público em geral, das 9h00 às 22h00, no 104 avenue Franklin Roosevelt, em Vaulx-en-Velin.