LusoJornal | Jorge Campos

Eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima na Basílica de Fourvière em Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

No domingo passado, dia 10 de outubro, o padre Eric Besson, Capelão da Comunidade católica portuguesa em Lyon ( 69) celebrou uma Eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima na Basílica de Fourvière, onde se reuniu numerosa a Comunidade portuguesa, e assim festejou o aniversário da última aparição da Virgem aos Pastorinhos, em 1917, na Cova da Iria.

«Depois de vários anos com impossibilidade de comemorarmos estes aniversários devido à pandemia sanitária em vigor, hoje podemos celebrar quase sem grandes protocolos, simplesmente o uso da máscara foi exigido para assistir à celebração» disse Georgina Santos, uma das responsáveis da Comissão organizadora. «Estamos a viver momentos um pouco difíceis, pois foi-nos anunciado a anulação das celebrações em português. A partir de agora, as celebrações serão franco-portuguesas. Que a Virgem Maria nos ajude e que depressa esta situação se venha a melhorar, pois sem Pastor a Comunidade ficará muito mais pobre. Convido a todos para fazerem este pedido sempre nas suas orações, pedir a Deus um Pastor que nos acompanhe e ajude a vivermos a nossa fé cristã» disse ao LusoJornal.

O Padre Cónego Eric Besson anunciou no decorrer da celebração a nova organização onde ele estará ausente das celebrações eucarísticas em português. As razões são as suas já muitas ocupações e também o seu estado de saúde, que deve preservar e manter nos próximos meses.

A convite do Padre Eric Besson, concelebrou também a Eucaristia o Padre Bernard Colomb que foi responsável dos migrantes na região de Lyon nos anos 80, e que teve contactos com a Comunidade portuguesa nessa altura, durante cerca de 10 anos. Esteve também presente nesta celebração o novo Cônsul Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro.

As crianças que frequentam o novo polo da Catequese também estiveram presentes, acompanhadas pelos pais e pelas catequistas e ofereceram flores que foram depostas no altar de Nossa Senhora de Fátima no fim da cerimónia.

O grupo coral – sob a responsabilidade de Filipe e Cristina – animou toda a celebração e no final o «Adeus a Virgem» levou todos os devotos a agitarem os lenços brancos enquanto era entoado um cântico tradicional, conjuntamente pelo grupo coral e por toda a assembleia.

O próximo encontro de devoção Mariana na Basílica de Fourvière está previsto para o mês de maio de 2022, no fim de semana do sábado 14 e domingo 15, com a presença de um Pregador vindo de Portugal, que será anunciado mais tarde.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]