LusoJornal | Carlos Pereira

Eurico Brilhante Dias comemorou o Dia de Portugal com a Comunidade portuguesa de Paris

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

 

O líder parlamentar do Partido Socialista, Eurico Brilhante Dias, esteve ontem em Paris num jantar comemorativo do Dia de Portugal, na companhia dos Deputados Paulo Pisco e Francisco César, e muitos convidados do mundo empresarial, associativo, cultural e político.

O jantar, a que chamaram Projetar Portugal, teve lugar no Cercle National des Armées, na Place de Saint Augustin, em Paris 8, numa organização de Bruno António e Mickael Mendes. Os convivas estavam sentados nas mesas Luís de Camões, Mário Soares, Paula Rego, Gérald Bloncourt, Amália Rodrigues ou Fernando Pessoa.

“A liderança da bancada parlamentar do Partido Socialista decidiu que, em cada ano, vamos estar próximos das Comunidades portuguesas residentes no estrangeiro nesta data simbólica do Dia de Portugal, e decidimos começar por Paris” explicou Eurico Brilhante Dias em declarações ao LusoJornal.

Numa intervenção inicial, Paulo Pisco disse que “se olharmos para a presença portuguesa no mundo apenas do ponto de vista da emigração, é um olhar reduzido. Temos de olhar para os Portugueses mais além do que a saudade, da dor”.

Evocando o conceito de “Nação Global, que está em qualquer sítio no mundo, onde haja um português”, Paulo Pisco agradeceu a presença de Eurico Brilhante Dias, “um homem com uma grande sensibilidade para estas questões”, mas também agradeceu a presença do Vice-Presidente da Bancada parlamentar, Francisco César e do Senador francês Jean-Yves Leconte, representante dos Franceses do estrangeiro. Foi também difundida uma mensagem vídeo enviada pelo Secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, que neste momento acompanha o Presidente da República ao Reino Unido e a Andorra.

Um momento forte foi quando, ainda no início da sessão, foi cantado o hino português na presença de Marie Myriam, a franco-portuguesa que venceu o Festival da Eurovisão em 1977 com a canção “L’Oiseau et l’Enfant”, em representação da França. Foi ovacionada. “Eu não sabia que a vencedora da Eurovisão pela França tinha sido uma Portuguesa” disse o Senador Jean-Yves Leconte. “Confesso que eu também não sabia que a Marie Myriam era portuguesa. Afinal Portugal ganhou duas vezes a Eurovisão e estamos a dizer que ganhámos uma vez” riu Eurico Brilhante Dias.

Depois de Marie Myriam, durante todo o jantar, sucederam-se mensagens vídeo e intervenções na sala, apresentados pelo Deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo eleitoral da Europa.

O ilustrador Olivier Afonso, autor da BD “Les Portugais”, o fundador da rádio Capsao em Lyon, Alfredo da Silva, e o programador cultural João Gonçalves enviaram mensagens vídeo para o evento.

Na sala, houve intervenções da neurologista do Hospital de la Pitié Salpêtrière, Cátia Andrade, que recitou dois poemas; da cantora lírica Mariana Fabião cantou a capella a Senhora do Almortão; da autora e editora Sandra Canivet da Costa, que apresentou o livro “L’Extraordinaire Histoire du Portugal”; da jornalista e apresentadora do telejornal da France3 Ile-de-France, Clara Carrasqueira, e do humorista Mike Desa, que organiza o Portugal Comedy Club.

“As Comunidades portuguesas hoje não são as mesmas que eram antes, são mais heterogéneas” disse Eurico Brilhante Dias. “Mas hoje estamos aqui a celebrar a unidade que temos como país”.

Também houve intervenções mais viradas para o mundo empresarial, como a de Marie dos Reis de Brangelongne da empresa Isocel, de João Cardoso da Lovys, de Dora Sabino da Blazar, do escanção lusodescendente Mickael Morais, ou ainda mais políticas, como foi a intervenção do professor António Oliveira, que curiosamente não foi apresentado como Secretário-coordenador da Secção do Partido Socialista português em Paris, mas sim enquanto Secretário Geral da ADEPBA, uma associação de professores que promovem a língua portuguesa em França.

Na sala estavam ainda a proprietária da Pastelaria Belém, Natália Martins, o Presidente da Academia do Bacalhau de Paris, Luís Gonçalves, o candidato às eleições legislativas no departamento 95, David Alves, nas listas do Presidente Emmanuel Macron, o empresário e apresentador do programa “Espaço Associativo da rádio Alfa, Manuel Pinto Lopes, a artista Catherine da Silva, a escritora Altina Ribeiro, entre vários outros participantes.

“Na segunda-feira, quando regressarmos a Lisboa, estaremos mais preparados para vos representar” disse o líder parlamentar do PS. Eurico Brilhante Dias acrescentou que “Paris foi só a primeira vez. No próximo ano estaremos noutro país para olharmos para as Comunidades olhos nos olhos”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]