Lusa | Rodrigo Antunes

Euro2020: Campeão francês José Fonte diz que Portugal está “muito bem servido” de centrais

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O defesa-central José Fonte disse ontem que a Seleção portuguesa de futebol está “muito bem servida” naquela zona do terreno, com três de raiz, para ajudar a defender o título de Campeão no Euro2020.

“O Rúben Dias está numa fase espetacular, como o Pepe, que fez uma época incrível. E, forçosamente, eu também fiz uma época muito boa. Depois, temos boas posições que o ‘mister’ tomou. O Danilo, o Palhinha, que já fizeram essas posições. Estamos muito bem servidos”, começou por dizer o central, de 37 anos, em conferência de imprensa.

Portugal é umas das Seleções do Campeonato da Europa com uma média de idades mais velha, mas Fonte defende que é um dado “positivo e que favorece” a equipa das ‘quinas’, demonstrando também que os jogadores lusos sabem “cuidar-se e estão com ritmo”.

Segundo José Fonte, o título europeu conquistado em França, em 2016, não acarreta “peso” para encarar a caminhada com vista à defesa do troféu, mas sim “responsabilidade”.

“Peso não é. Responsabilidade temos sempre quando representamos o nosso país. As equipas, agora, veem Portugal com mais respeito, Portugal é uma das melhores equipas do mundo. Abordamos sempre os jogos para ganhar, ganhar, ganhar. Vamos continuar”, observou.

Campeão francês ao serviço do Lille, juntamente com o colega de Seleção A Renato Sanches, e os outros dois compatriotas, Tiago Djaló e Xeka, o experiente defesa não tem dúvidas de que a temporada 2020/21 foi uma das suas melhores. “Foi, sem dúvida, um dos melhores anos. Fiz uma época do ponto de vista individual muito boa, que culminou num título que há muito perseguia”, enalteceu.

O particular com Espanha, agendado para esta sexta-feira, em Madrid, é, para o defesa, um “teste para abordar sempre da melhor maneira possível”.

Tendo em conta o regime livre definido pelo Selecionador até dia 08 de junho, os atletas terão apenas a obrigação de se apresentar durante os treinos, na Cidade do Futebol, tendo total liberdade antes e depois dos trabalhos da Seleção nacional.

Além do duelo com a Espanha, a Seleção portuguesa tem agendado outro particular de preparação para o Euro2020, diante de Israel, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em 09 de junho, véspera da partida para Budapeste, onde a equipa das quinas ficará concentrada durante a competição.

Portugal, que é o detentor do troféu, integra o grupo F do Euro2020, juntamente com Hungria, Alemanha e França, tendo estreia marcada na competição para 15 de junho, diante dos húngaros, em Budapeste, antes de defrontar os germânicos, em 19 de junho, em Munique, e os franceses, em 23 de junho, novamente na capital magiar.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]