Europeu de sub-18 de voleibol: Portugal integra o grupo da França


De 10 a 21 de julho, o Europeu de sub-18 de voleibol realiza-se na Bulgária, tendo como anfitriões as cidades de Sófia e Plovdiv. Na semana passada, em Bruxelas, a Confederação Europeia de Voleibol (CEV) procedeu ao sorteio dos grupos e Portugal encontra-se no mesmo grupo que a França, juntamente com Bulgária, Turquia, Finlândia, Áustria, Ucrânia e Polónia.

A Bulgária, que acolhe a competição, é a atual vice-Campeã europeia de sub-17, a Polónia terminou em 5º lugar nesta competição em 2023, a França foi vice-Campeã e a Bulgária terminou em 3º lugar, a Polónia em 8º e a Finlândia em 10º no último Campeonato da Europa de sub-18, em 2022. Portugal defronta, pois, algumas das melhores Seleções europeias desta categoria.

“Será um grupo duro, certamente, mas foi isso que nos propusemos quando definimos como objetivo estar na fase final do Campeonato da Europa, o que significaria estar entre os melhores”, afirmou o Selecionador português, Diogo Rosa. O objetivo é “disputar as fases finais”, para “lutar com as melhores Seleções” e “tentar ganhar algum espaço entre elas”.

“Nestes confrontos duríssimos que se avizinham, a nossa posição vai continuar a ser essa: batermo-nos sempre pelos melhores resultados para trazer para Portugal a melhor classificação possível” são as palavras de Diego Rosa citado pela Federação Portuguesa de Voleibol.

Outras notícias a reter para o voleibol português são que a Seleção nacional feminina de sub-22 vai defrontar a Sérvia, vice-campeã europeia de 2024, a Checoslováquia, que ficou em 10º lugar no último Campeonato da Europa, e a Polónia, que vai competir de 1 a 6 de julho em Itália. A Seleção masculina sénior, também já garantiu o seu lugar na fase final do próximo Europeu de 2026, que será disputada em quatro países: Roménia, Bulgária, Finlândia e Itália.