Europeus de Sub-22: Seleção portuguesa de voleibol no grupo da França


Portugal conheceu ontem os seus adversários na fase final do Campeonato da Europa 2024 de Sub-22 Masculinos, agendada para os dias 9 a 14 de julho, nas cidades neerlandesas de Groningen e Alperdoorn, respetivamente sedes da Pool I e da Pool II.

Inserida na Pool II, a Seleção Nacional de Sub-22 Masculinos, orientada por Hugo Silva, vai defrontar as suas congéneres de Itália, França e Chéquia.

Um grupo muito forte. Os italianos foram vice-Campeões mundiais de Sub-21 em 2023 e Campeões europeus de Sub-20 em 2022. Os Franceses foram 5ºs classificados no último Europeu de Sub-20. Os Checos foram 10ºs classificados no Mundial de Sub-21 e 8ºs no Europeu de Sub-20, onde os Portugueses se classificaram no 9º lugar, em 2022.

“Primeiro de tudo, creio que devemos realçar o mérito desta Seleção Nacional, de ter conseguido qualificar e posicionar entre as 8 melhores Seleções da Europa, o que para Sub-22, no meu ponto de vista, é de enorme relevância” disse o Selecionador Nacional Hugo Silva, citado pela respetiva Federação. “Em relação ao sorteio, vamos marcar encontro com a Seleção francesa, que tão bem conhecemos, e não tenho dúvidas que a nossa equipa se vai querer ‘vingar’ do 2-3 da fase de apuramento” [França x Portugal: 3-2 (23-25, 25-17, 27-25, 18-25 e 15-10), na Pool E, na Arménia].

“Sobre a Itália, diria que é a Seleção mais forte deste escalão, sendo a Chéquia uma Seleção de enorme potencial técnico-táctico” acrescenta Hugo Silva. “Acredito que Portugal tem tudo para fazer história e que estes jogadores vão mostrar uma ambição capaz de nos encher de orgulho das suas exibições”.