Exposição do artista visual francês Gérard Fromanger no Museu Berardo em Lisboa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Em fevereiro, o Museu Berardo, em Lisboa, inaugura uma exposição do artista visual francês Gérard Fromanger, com curadoria de Eric Corne.

“O esplendor de Gérard Fromanger” é uma exposição que faz parte da temporada França-Portugal, e este artista é “um dos grandes nomes da pintura francesa, mas tem também muito a ver com a nossa coleção”, disse a Diretora artística do Museu, Rita Lougares.

Gérard Fromanger passou por um período artístico inspirado pela Pop Art, depois foi evoluindo para um estilo muito ligado a todos os temas contemporâneos, e trabalha em séries, disse a responsável, adiantando que na exposição vão estar cerca de 30 séries representadas.

A programação do Museu Berardo para 2022 foi reduzida, mas “reforçada em qualidade”, com apostas numa exposição antológica de Julião Sarmento, numa mostra de fotografia da Eslováquia deserta pós-holocausto e na primeira grande exposição de Miguel Telles da Gama.

As palavras são da Diretora artística do Museu Coleção Berardo, Rita Lougares, que confessou que estes dois últimos anos têm sido “muito difíceis por causa da pandemia”.

Rita Lougares falava à Lusa a propósito do número de visitas ao museu, que, no dia 30 de outubro, atingiu os 10 milhões, no total das 122 exposições inauguradas desde a sua abertura, a 25 de Junho de 2007.

O maior pico de visitantes foi alcançado em 2019, ano em que ultrapassou a marca de um milhão, para depois cair abruptamente para 317 mil, em 2020, e para 211 mil este ano (até 31 de outubro), segundo dados do museu.

“Somos o museu mais visitado em Lisboa, mas este ano tivemos uma redução brutal e temos muito menos dinheiro, por isso optei por ter menos exposições, mas com grande qualidade”, afirmou Rita Lougares.

O Museu tem atualmente quatro exposições patentes, das quais duas são permanentes: “Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX” e “Coleção Berardo de 1960 à atualidade”, e duas são temporárias: “Matéria Luminal” e “André Gomes e Pedro Calapez. Seja dia ou seja noite pouco importa”.

O Museu Coleção Berardo está desde 2009 incluído no ‘ranking’ da publicação internacional especializada em arte contemporânea – The Art Newspaper -, destacando-se entre os 100 museus mais visitados do mundo nos anos de 2009, 2010, 2011, 2015, 2016, 2018, 2019, 2020.

Ainda de acordo com os dados do museu, continua a ser o mais visitado de Portugal desde 2007 (enquanto teve entrada gratuita), e mesmo após o dia 1 de maio de 2017, data em que os bilhetes passaram a custar cinco euros, ficando a gratuidade reservada para os sábados.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]