“Fado Clandestino”: Lizzie vai cantar Fado em Reims

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

Nasceu em Avignon, é francesa e começou por tocar piano clássico com apenas 6 anos de idade. No dia 25 de fevereiro vai cantar Fado em Reims, com o grupo “Fado Clandestino” acompanhada por Mucio Sá e Nuno Esteves.

Tinha apenas 15 anos quando ouviu pela primeira vez, num documentário, a fadista Mariza e foi o suficiente para se aperceber que a língua portuguesa e o fado faziam parte da sua identidade íntima. Mesmo se não percebia ainda, nem como, nem porquê. E foi para perceber melhor que quis aprender a língua portuguesa e conhecer o Fado.

Decidiu então aprender o português e criar raízes onde se sentisse bem entre Portugal e a França.

Mesmo sem perceber a letra de “Ó gente da minha terra” havia na música e na língua algo… como se ela fosse portuguesa.

Com a ajuda de Filipe de Sousa e Nuno Estevens, começou a cantar regularmente em Paris, mas era insuficiente para ela. Osdois músicos ajudaram-na a compreender o significado do fado, assim nasceu o grupo “Fado Clandestino” em Paris, grupo que se reapropria do fado, trazendo uma perspetiva singular e um pequeno “grão de sal” multicultural. Sem analisar se é Fado ou não, o que passa no reportório é simplesmente a paixão de uma francesa que canta Fado.

Depois de ter sido convidada pela associação Gaivota, em Bry-sur-Marne, tem passado por muitos outros lugares para transmitir e preservar o Fado, lugares prestigiosos como o Trianon… Já fez a primeira parte de alguns nomes como Carminho ou Ricardo Ribeiro.

A música de Lizzie faz-nos viajar, com a sua voz clara e suave.

 

Sexta-feira, 25 de fevereiro, 19h30

Maison Commune du Chemin Vert

Place du 11 novembre

51100 Reims

 

Infos: 03.26.35.52.68

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]