«Faits divers» com ciclistas portugueses nos anos 1920-1940 na região Norte de França

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Outros tempos outras notícias, que contudo não deixam de ser curiosas.

As notícias aqui relatadas foram por nos selecionadas do jornal l’Égalité Roubaix Tourcoing das décadas de 1920 a 1940 do século passado.

«Naquele Tempo» muitas das notícias eram «faits divers».

Eis algumas das notícias da época relacionadas com bicicletas e Portugueses no Norte de França:

No dia 23 de março de 1919, em Sainghin-en-Weppes, o cidadão francês Victor Monet, de 23 anos, comprou uma bicicleta a um soldado português. Dado ser proibido adquirir seja o que for a um soldado de um país aliado, Victor Monet, foi multado com uma multa de 5 euros.

A 11 de setembro de 1924, Aníbal dos Santos, de 33 anos, que trabalhava na reconstrução da vila de Albert, foi projetado, quando passava num cruzamento, pelo camião conduzido pelo cervejeiro Bourgeois da vila de Douai. A morte foi instantânea.

A 3 de maio de 1924, em Sailly-sur-La-Lys, Avelino de Castro, de 22 anos, ladrilhador trabalhando para a empresa do Sr Ménard, rue du Bas Saint Maur, quando regressava do trabalho encostou a bicicleta no café-tabaco do Sr Fleurisse. Ao sair do estabelecimento, alguns momentos depois, constatou que a bicicleta tinha desaparecido. Avelino de Castro fez queixa junto da polícia, um inquérito foi lançado.

Henri Duquenne, responsável pelo canal junto ao cais de Toulon, em Roubaix, encontrou uma bicicleta caída no canal. Repescou-a e entregou-a à polícia. O Comissário de polícia, Sr Fischer, concluiu que a bicicleta pertencia a um sujeito português de nome Nascimento dos Santos. Receou-se que este tivesse caído no canal, contudo o inquérito concluiu que se tratava simplesmente de um roubo.

A 26 de setembro de 1930, Augusto Adelino passeava de bicicleta sem placa de matrícula e foi multado em Marcoing. Não tendo dinheiro suficiente para pagar a multa, a bicicleta ficou apreendida.

A 19 de agosto de 1931, o jovem Manuel da Costa, de 26 anos, residente na Place Carnot, en Lannoy, foi visitar um amigo que morava em Bondues. O amigo Manuel era proprietário de uma mota. Manuel da Costa quis experimentar conduzir a mota, caiu e feriu-se na cara. Os primeiros socorros foram dados no local antes de ser conduzido ao hospital de Tourcoing.

Outros tempos… outras notícias. Notícias atualmente anedóticas, contudo aqui referidas, aqui contadas, provam da existência de Portugueses em várias localidades, Portugueses que aqui ficaram depois da I Guerra mundial, ou que emigraram para ajudar a reconstruir a França.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]