Faleceu Maria Teresa Salgado

Faleceu no passado dia 22 de fevereiro, com 73 anos de idade, Maria Teresa Pereira Salgado, antiga responsável pela Biblioteca da Gulbenkian em Paris.

“A Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação em França informa, com pesar, o falecimento de Maria Teresa Salgado no dia 22 de fevereiro de 2018” diz uma nota da delegação da Gulbenkian na capital francesa.

Maria Teresa Salgado foi funcionária do Centro Calouste Gulbenkian entre 1967 e 2007 e ‘bibliothecaire en chef’ a partir de 1993 até à sua reforma, “tendo exercido sempre a sua atividade com profissionalismo e dedicação”.

Em 2007, o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian nomeou-a diretora honorífica da biblioteca.

Desde 1977, foi também Directora pedagógica dos cursos de Português e de História da ACEP (Association culturelle pour les études portugaises), na rue de Naples, uma escola ainda em atividade e que continua a ser dirigida pela irmã.

Natural de Duas Igrejas, em Miranda do Douro, Teresa Salgado era também irmã de Rui Pereira, que foi Ministro da Administração interna no Governo de José Sócrates, sucedendo no posto a António Costa.

Colaborou com a Embaixada de Portugal no que concerne aos exames de História dos 9º e 11º anos, de 1975 a 1982.

“Quase toda a sua vida foi consagrada à promoção e à difusão da língua e da cultura portuguesas em França” diz a nota da Gulbenkian.

O funeral de Maria Teresa Salgado vai ter lugar amanhã, quinta-feira, no cemitério do Père Lachaise, em Paris.