LusoJornal / António Borga

Federação Portuguesa de Râguebi prevê realizar mais jogos em França para captar jogadores lusodescendentes

A estratégia da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) para a alta competição até 2024, prevê, no plano do reforço da Seleção nacional, continuar a realizar jogos em França como medida de “captação de novos jogadores lusodescendentes” e também uma reaproximação àqueles que competem em Campeonatos estrangeiros, “indispensáveis” ao reforço da Seleção.

A criação de competições internacionais e a participação de seleções e clubes portugueses nas mesmas são a ‘base’ da estratégia da FPR para a alta competição até 2024.

O projeto para o quadriénio 2020/24 prevê a criação de uma nova competição ibérica de clubes ou regiões, tal como “acordado com o Presidente da Federação espanhola”, Alfonso Feijoo, além da “recuperação da presença de uma ou duas equipas nacionais” numa competição europeia.

No mesmo ponto, relativo ao alto rendimento, o plano estratégico confirma ainda a existência de “negociações para participação numa competição de seleções de países latinos, incluindo sul-americanos, sob a égide da World Rugby”, conforme a Lusa noticiou em 10 de abril.

Nessa altura, o presidente da FPR, Carlos Amado da Silva, confirmou haver “interesse” em colocar uma seleção de jogadores portugueses do Campeonato nacional numa competição internacional, entreabrindo a ‘porta’ ao regresso dos Lusitanos XV, ideia que é agora reiterada no plano estratégico.

O plano prevê a formação de uma “academia de elite” com “40 jogadores contratados”, 15 dos quais para a variante de ‘sevens’ que será, também, uma “grande aposta” para recuperar a “qualidade e competitividade do passado recente”, tendo em vista o regresso ao circuito mundial e o acesso aos Jogos Olímpicos, objetivos qualificados como “possíveis mas muito difíceis de alcançar”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]