LusoJornal | Jorge Campos

Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima juntou peregrinos em Montluel

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

 

 

No fim de semana passado, 28 e 29 de maio, a Associação cultural portuguesa de Montluel (01) organizou uma festa em honra de N. Sra. de Fátima que há várias décadas acontece nesta data. A Paróquia do Marais, em Montluel, acolheu a Comunidade portuguesa após dois anos de interregno por razões evidentes de Covid-19 e esta respondeu muito numerosa, participando assim no Terço de sábado à noite e na celebração de Eucaristia seguida de procissão, nas ruas de Montluel, no domingo.

O padre Bruno José Pinheiro da Cunha, da congregação Vicentina e Diretor do seminário do mesmo nome na cidade do Porto, celebrou e animou esta peregrinação.

“Estou agradavelmente surpreendido pela manifestação de fé Mariana que hoje aqui vivi da parte da Comunidade portuguesa e outras. É já o segundo ano que aqui venho celebrar. Estive cá pelo centenário das aparições, em 2017, e já nesse tempo havia um fervor muito importante. Gostei muito e mais uma vez agradeço este convite à associação e em especial à família Barros e a toda a organização de voluntários que trabalharam para que estes momentos de oração a Deus e a Nossa Senhora fossem possíveis” disse ao LusoJornal o Padre Bruno José Pinheiro, no final do dia. O padre português regressou a Portugal na segunda-feira.

Quanto à parte profana e popular, a associação convidou o grupo “Anjos da Noite”, de Genebra, para animar o baile e também dois grupos de folclore da região: o Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin e o grupo Corações do Minho de Jons, assim como a Fanfarra de Vaulx.

Foram centenas de pessoas que participaram neste encontro religioso e também de romaria, tendo já um “cheirinho” a férias, em Portugal. Pela tarde, a Comunidade teve à sua disposição bares e também espaços de restauração, até ao início da noite.

Na região de Lyon, esta é a manifestação Mariana que fecha o calendário religioso do mês de maio de 2022. A Comunidade vai ter a possibilidade de novos encontros, para venerar Nossa Senhora de Fátima, no mês de outubro em Feyzin, Neuville e Croix-Rousse, com datas à volta do dia 13 de outubro.

“Já há 43 anos que esta festa se faz aqui em Montluel e tenho de agradecer a todos os voluntários que nos ajudaram, sobretudo os jovens, tanto na parte religiosa, como na parte popular” explicaram Paulo e Maria do Céu, os responsáveis na associação pelo evento religioso e de cultura popular. “Tínhamos receio que fosse difícil após estes dois anos de pandemia e que as pessoas não aderissem. Mas correu tudo bem. Agradeço também ao grupo coral e a toda a Comunidade”.

Montluel situa-se a norte de Lyon, a cerca de 25 quilómetros, já no “département” do Ain (01), onde a Comunidade portuguesa reside desde a década de 60 e participa na vida social, cultural e económica da cidade.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]