LusoJornal / Mário Cantarinha

Festa portuguesa de Aulnay-sous-Bois acolheu programa da RTP

Aulnay-sous-Bois acolheu no fim de semana passado a já tradicional Festa das Tradições Populares, organizada pela associação portuguesa daquela cidade dos arredores de Paris, na Ferme du Vieux Pays. A festa realiza-se todos os anos no último domingo de junho “para preparar as férias” como explica o Presidente da associação, Paulo Marques.

Só que este ano, a festa acolheu também o programa de televisão “Portugal no Mundo” da RTP. “Tivemos de criar um evento, dentro do próprio evento” diz Paulo Marques que também é, ele próprio, membro do Conselho de Opinião da RTP em representação do Conselho das Comunidades Portuguesas.

Quem decidiu estragar a festa foi a vaga de calor extremo. “Tenho pessoas de Aulnay-sous-Bois que não saíram de casa por causa do calor e preferiram ver a festa em direto na RTP” diz o principal organizador da festa. “De facto está muito calor. A equipa técnica da RTP e os apresentadores, José Carlos Malato e Sónia Araújo, sofrem muito. Um pedaço de sombra, é ouro…”

Pelo palco passaram, durante os dois dias, Elena Correia, Papa Landon, Sandra Helena, Christophe Malheiro, Manuel Campos, Fantasia, Dj Albert, Dj Bruno, e os grupos de folclore Rosa dos Ventos, Estrelas do Mar, Os Alegres e Lezírias do Ribatejo/

No sábado, durante o dia, a festa esteve calma e só ao cair da noite as pessoas saíram para aproveitar das temperaturas menos quentes.

Aulnay-sous-Bois é uma cidade com 85.000 habitantes e ronda as 500 associações. O Maire da cidade não esteve presente, por estar noutras missões, mas pela festa franco-portuguesa passaram cerca de 25 autarcas, Deputados franceses e o Deputado português Carlos Gonçalves. O próprio Presidente da associação portuguesa, Paulo Marques, é Maire Adjoint em Aulnay-sous-Bois.

No domingo, o arraial continuou toda a tarde. No restaurante da festa foram servidas cerca de 600 refeições, também havia bar e barraquinhas para descobrir o que há de bom em Portugal”.

“Portugal no Mundo” vai na quarta edição, depois de ter feito escala no Brasil, na Austrália e em Cabo Verde. “Conhecemos os constrangimentos orçamentais fortes, mas a RTP internacional tem esta visão de proximidade e isso é muito bom” afirma Paulo Marques.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]