LusoJornal | Jorge Campos

Festival Amizade Lusa Latino finalmente organizado pela Associação Amizade de Charnay-lès-Mâcon

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

 

Após ter sido adiado por duas vezes por causa de Covid-19, o “Festival Amizade Lusa Latino”, organizado pela Associação Amizade de Chernay-lês-Mâcon, teve finalmente lugar no fim de semana passado, nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Domaine de Champgregnon.

Um cartaz cheio de artistas animou o palco durantes dos três dias.

Na sexta-feira, dia 27 de maio, a música popular animou todos os presentes neste dia de abertura. Ruben Aguiar, Nemanus, Mike da Gaita… foram alguns dos nomes que atuaram desde as 18h00 até às 2h00 da manhã, apresentado os seus melhores trechos musicais ao público que muito aplaudiu e dançou.

No sábado, dia 28, subiram ao palco nomes como Toy, Lucenzo, Iran Costa, Jorge Amado, entre vários outros, no total de dez artistas da música ligeira portuguesa e brasileira. Nesse dia, o espetáculo começou pelas 16h00 e voltou a terminar pelas 2h00 da manhã.

No domingo, dia 29, passaram pelo palco os artistas da região, como Tiago Maroto, Fernando Calheiros e Pedro Cachadinha, assim como um grupo de concertinas, os “Cem Foles”, que começou pelas 15h00 e o Festival terminou às 20h00.

Os organizadores constataram a presença de pessoas vindas da Suíça vizinha e das regiões limítrofes do Rhône Alpes Auvergne.

“Tivemos apoio de muitos parceiros, como empresas, comerciantes e até particulares, que nos ajudaram muito, mas o principal apoio foi a Mairie de Charnay-lês-Mâcon que pôs à nossa disposição este ‘Domaine’ e todo o material e equipamento musical, que muito agradecemos” disse David Vaz, o Vice-Presidente da Associação Amizade. “Pela nossa parte, fomos cerca de 90 voluntários a trabalhar nestes três dias, nos bares e na restauração”.

Como o nome indica no “Luso Latina”, a restauração era composta por especialidades portuguesas, francesas e espanholas. “Posso dizer, e agradeço, que todos os lugares que tinham sido reservados pela internet desde há dois anos, foram mantidos a quase 95%, o que faz com que estamos confiantes com o resultado financeiro final. Podemos também já anunciar, que tudo leva a apostar que para o ano 2023 o Festival Amizade voltará a ser organizado aqui, neste mesmo espaço, com um cartaz ainda mais variado de artistas portuguesas e brasileiros” concluiu finalmente o Vice-Presidente David Vaz.

A Direção da Associação Amizade é composta pelo Presidente Alfredo Galhardo, o Vice-Presidente David Vaz, a Tesoureira Ilda Vaz e a Secretária Isabel Martins, acompanhados por vários voluntários, entre os quais Miguel Fernandes e Ricardo José.

“Esta associação teve, desde o seu início, em 2020, todo o nosso apoio e hoje tudo se concretiza. A autarquia pôs à disposição da associação este espaço e hoje podemos já dizer que esta iniciativa popular tem grande sucesso, pelo seu conteúdo musical e cultural, mas também pelos intercâmbios que aqui se fazem entre as diferentes Comunidades que vieram divertir-se e assistir aos espetáculos musicais destes três dias” disse ao LusoJornal a Maire de Charnay-lès-Mâcon, Christine Robin. “Certamente que esta experiência será renovada nos próximos anos, visto o belo sucesso obtido”.

Charnay-lès-Macon integra a região do “Mâconnais”, com outras cidades. A mais importante é Macon, onde reside uma importante Comunidade portuguesa desde os anos 60, trabalhando essencialmente nos setores da construção civil e das vinhas. São os setores que proporcionam mais empregos na região.

Atualmente, são duas as associações da Comunidade portuguesa que trabalham na zona de Mâcon: a Associação Amizade e o Mâcon Futebol Club.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]