Festival da Associação dos Portugueses de Monaco este fim de semana

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

A Associação Folclórica Portuguesa do Mónaco organiza este fim de semana o seu 24º Festival em Roquebrune-Cap-Martin, localidade colada a Monaco.

Depois da passagem da Covid que, como aconteceu a tantas outras organizações, obrigou a uma paragem forçada nas atividades culturais desta Associação, o início de janeiro deste ano permitiu já um primeiro reencontro dos seus membros que, assim, puderam festejar mais um aniversário da sua associação. Infelizmente, o período de pandemia deixou a sua marca e o Presidente José da Costa explicou que, como resultado da Covid, a sua associação havia sofrido uma perda significativa de membros.

Mas José da Costa não é um homem para abdicar e porque pretende perpetuar as tradições portuguesas, lutou para que este evento emblemático pudesse recuperar o seu lugar no programa de atividades pré-estivais da localidade de Roquebrune-Cap-Martin. E conseguiu. Esta é a primeira grande atuação do ano da Associação.

Mas o Festival da Associação Folclórica dos Portugueses do Monaco, AFPM, não se resume a danças e consiste, na realidade, num conjunto de atividades diversas. O fim de semana é a ocasião para se descobrir um pouco da alma dos Portugueses através de vários acontecimentos, como um Torneio de sueca, este sábado, na esplanada Jean-Gloan, em paralelo, a presença de stands culinários, a possibilidade de se jantar localmente no sábado à noite e a realização de um concerto musical com o grupo Nova Imagem.

O domingo será consagrado a outras tradições, com a realização de uma Missa portuguesa ao ar livre, seguida do ponto alto do evento que é a atuação do grupo folclórico da AFPM.

Estão, assim, reunidos os ingredientes para fazer deste Festival uma festa bem portuguesa, com um torneio de cartas, gastronomia, restaurantes, uma missa, um concerto de música e folclore.

.

Sábado, 3 de junho:

14h30 – Torneio de sueca

20h30 – Concerto de música com Nova Imagem

Domingo, 4 de junho:

10h30 – Missa portuguesa

14h30 – Festival de Folclore, cantares e dançares

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]