Festival da Sopa do rancho “O Ribatejo” de Colmar


Em Portugal a sopa é sagrada! O rancho folclórico “O Ribatejo de Colmar” faz desta uma celebração simpática, amigável e rica em sabores. Cada região e cada família tem a sua receita. Além disso, a associação leva o nome da região situada no centro do país, atravessada pelo Tejo que desagua no estuário de Lisboa.

No dia 25 de fevereiro vai ter lugar a 7ª edição deste “Festival da Sopa” que se realiza desde 2018 no mês de fevereiro.

“A ideia do Festival da sopa nasceu com o propósito de reviver uma tradição muito portuguesa e também dar a conhecer a nossa gastronomia na região alsaciana! A primeira edição realizou se em St Croix-en-Plaine, num ambiente familiar e acolhedor e desde logo a adesão do público superou em larga escala as nossas expectativas! Daí, nos anos seguintes, termos mudado para uma sala maior, em Colmar, no Cercle St Martin, em conjunto com vários patrocinadores que nos têm acompanhado ao longo destes anos e juntamente com uma equipa jovem e dinâmica que é este grupo folclórico” diz o Presidente Stéphane Moreira. “É sempre com orgulho estampado no rosto que temos em receber os nossos amigos franceses, que se unem à Comunidade portuguesa numa tarde de convívio saboreando diversas sopas, regalando-se com os nossos vinhos e petiscos (pipis, pastéis de bacalhau, rissóis,…)”.

É sempre com o mesmo espírito familiar e acolhedor que caracteriza a organização, que vai ter lugar esta 7ª edição do Festival da Sopa, “convidando todos a virem degustar as especialidades portuguesas, ao som da nossa música tradicional” assume o Presidente.

Este ano a organização vai apresentar um artista que vem diretamente de Portugal, Carlos Marmelada, sem esquecer a atuação dos Heróis dos Bombos, de Neuf Brisach.

“Vai ser um ambiente diferente, um domingo atípico, sempre com Portugal no nosso coração” garante Stéphane Moreira.

.

Cada região, sua especialidade

Há uma sopa que todos partilham: a “Sopa de pedra”.

Ao passar por uma aldeia rural, um monge sugeriu que todos os habitantes fizessem uma sopa de pedra. Colocou a pedra no caldeirão cheio de água e pergunta aos aldeões se têm cenoura, couve, cebola… No final, a “Sopa de pedra” coletiva será a mais rica das sopas!

Também muito famosa, o “Caldo verde” é uma sopa de couve verde de sabor muito forte. A variedade utilizada é muito rústica, encontrada principalmente no Nordeste do país.

Mais perto da costa comeremos “Sopa de peixe”. Nas zonas de horticultura será “Sopa do compo”, literalmente “Sopa do campo”. Rica em proteínas, a “Sopa de Feijão Verde” é muito apreciada nas montanhas no inverno. Esta é uma sopa de feijão verde.

Será também possível descobrir outras especialidades como os “Pastéis de bacalhau”, os imperdíveis bolinhos de bacalhau, os “Rissóis”, raviólis fritos com carne ou camarão; “Orelha de porco”, orelhas de porco ou ainda “Pão com chouriço”, pão de linguiça portuguesa.

.

“Festival da Sopa”

Cercle Saint-Martin

Colmar

.

Domingo, 5 de fevereiro

das 11h00 às 19h00

Infos: 06.14.96.46.36

ou AQUI.