Festival de banda desenhada de Lyon dá destaque à banda desenhada portuguesa

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

 

A banda desenhada portuguesa será celebrada em junho no festival Lyon BD, com uma exposição coletiva e a presença de duas autoras, no âmbito da Temporada França Portugal 2022.

A apresentação de banda desenhada portuguesa em Lyon resulta de uma parceria entre o festival Amadora BD e o Lyon BD, estabelecida à luz da extensa programação de diplomacia cultural entre os dois países.

“Os dois festivais vão oferecer um programa transversal e diversificado, designadamente exposições coletivas, delegações de artistas e profissionais, encontros e debates, performances, concertos desenhados e venda de direitos editoriais”, explicou à Lusa fonte do festival Amadora BD.

Marcado de 10 a 12 de junho, o festival Lyon BD contará com a exposição coletiva “30+1: A BD não faz quarentena”, comissariada pelo Amadora BD e que reúne obras de 30 autores, entre argumentistas e desenhadores, como Joana Estrela, Marta Monteiro, Marta Teives, Joana Mosi, André Carrilho e João Fazenda.

Segundo a programação divulgada, em Lyon estarão as autoras Joana Mosi e Patrícia Guimarães, para participarem numa apresentação da Temporada França Portugal, juntamente com Catarina Valente, do Amadora BD.

As duas autoras portuguesas também estarão num debate sobre igualdade de género, juntamente com a desenhadora Elléa Bird e o argumentista JC Deveney, e protagonizam um concerto desenhado com o grupo francês Kompa Doudou Chéri.

“Do diálogo entre as autoras portuguesas e francesas resultará uma exposição coletiva sobre a paridade e a representatividade feminina na banda desenhada”, que fará parte este ano no Amadora BD 2022, revelou o festival.

À parte a programação da Temporada França Portugal, no festival de Lyon estará também a desenhadora portuguesa Filipa Beleza, que integra a exposição coletiva “Visions de demain”.

Esta exposição é o resultado de uma residência artística de cinco autores, no âmbito do Comic Art Europe, um projeto comunitário do espaço europeu criado em 2021 com apoio do programa Europa Criativa.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]