Festival de folclore ‘Flores de Portugal’ animou Bron

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

No passado sábado, dia 1 de julho, a Associação desportiva cultural portuguesa de Bron “Colombe de la paix” organizou o seu Festival de folclore na sala municipal Albert Camus de Bron.

Foi um dia cheio de atividades folclóricas porque, para além dos desfiles dos grupos convidados pelo grupo da casa, “Flores de Portugal”, pelo palco passaram os grupos Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin, Corações do Minho de Jons, Grupo folclórico de St Etienne e o Grupo folclórico de Genebra, na Suíça.

“Todos os grupos convidados estiveram presentes salvo o grupo de St Martin d’Hères, perto de Grenoble, que por razões imperiosas declinaram, dias antes, o convite de estarem presentes e de participarem no nosso Festival” disse Jorge Santos, o ensaiador e responsável do grupo “Flores de Portugal”

Neste dia, logo depois do meio-dia, foi proposto a todos os que se deslocavam à sala Albert Camus, a possibilidade de restauração, com pratos típicos portugueses, nomeadamente Febras, Frango de churrasco e o tradicional Bacalhau assado com feijão frade. “Nós já estamos aqui a assar carnes e bacalhau desde a seis da manhã. Tudo isto faz parte da organização e é com todo o gosto que eu participo sempre que me pedem para ajudar” disse ao LusoJornal, João, sócio e voluntário da associação.

Também Isolina Santos disse ao LusoJornal que a associação está aberta de sexta ao domingo, propondo almoços e jantares aos seus sócios e amigos.

A última atividade da coletividade foi um passeio a Lorette-del-Mar, no fim de semana de Pentecostes. Também vai ser brevemente anunciado, para outubro, as “Rusgas de Bron”, também na sala Albert Camus, onde participarão vários grupos da região que já estão a ser convidados. A será anunciada brevemente.

Segundo Jorge Santos, o grupo “Flores de Portugal”, conta com cerca de 50 pessoas, entre as cantadeiras, os músicos e as dançadeiras. “Ensaiamos de quinze em quinze dias, aos sábados, aqui mesmo, no salão da nossa sede, onde confraternizamos e convivemos”.

A sede da Associação desportiva cultural portuguesa de Bron situa-se no 3 avenue Pierre Allard, em Bron.

Depois do Festival de folclore, passaram pelo palco o artista e músico da canção popular tradicional minhota, Helder Batista, vindo de Portugal para esta ocasião e Zé Praia, artista da canção ligeira portuguesa, que reside na região de Lyon, e que apresentou ao público parte do seu repertório musical. O público muito apreciou e aplaudiu.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]