Festival de folclore português (e não só) em Feyzin

No passado domingo, dia 1 de julho, a revigorada Associação Cultural Portuguesa de Feyzin (69), nos arredores de Lyon, organizou o seu Festival folclórico anual que marcou o encerramento das atividades antes das férias de verão.

Contou com a participação de grupos oriundos de diferentes locais nos arredores de Lyon, como Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin, Juventude Alto Minho de Saint Priest, Flores de Portugal de Bron, Rio Lima e Alto Minho de Caluire, aos quais se juntaram o Grupo de Dança Moderna de Jassans Riottier, o Folclore Amazonia com um toque sul-americano e danças de Flamenco protagonizadas por Myriam Tchalian, que acabaram por diversificar o teor cultural desta tarde muito bem passada.

Com a animação sonora a cargo de Sono Ritmo de Mário Ribeiro, centenas de espetadores juntaram-se no parque de L’Europe em Fezyzin, bem próximo da sede desta associação portuguesa, numa grande manifestação da cultura que começou pelas 13h00, aproveitando a sombra proporcionada pelas árvores, pois o calor marcou igualmente a sua presença nesta tarde.

Puderam igualmente degustar as especialidades que eram propostas como o bacalhau assado, o frango assado, costeletas e salsichas, numa tarde bem passada.

Ao final do dia Joaquim Cruz, vice-Presidente da Direção, mostrava a sua grande satisfação pelo forma ordenada como tinham decorrido as atividades e pela grande adesão que a Comunidade mostrou a este Festival, salientando a grande entrega de toda a equipa de voluntários que permitiram proporcionar este dia à Comunidade portuguesa.

Evidenciou igualmente a presença e o apoio de ilustres convidados que abrilhantaram a festa, como o Conselheiro das comunidades Manuel Cardia Lima e António Rabeca, representante do Banco Santander Totta em Lyon, que se fez acompanhar pela sua família, colegas e clientes.

Deu ainda nota que estão a preparar uma nova iniciativa cultural para próximo do final do ano, mas que ainda é um pouco cedo para divulgar pois ainda não estão totalmente definidos os contornos. Ficamos a aguardar.