Festival de folclore do rancho Rio Lima Alto Minho de Caluire

A Associação Portuguesa Cultural e Recreativa de Caluire e o seu rancho Rio Lima Alto Minho de Caluire sedeados na cidade de Caluire et Cuire (69), nos arredores de Lyon, realizou no sábado passado, dia 21 de outubro, o seu 13° Festival de folclore que teve lugar na sala Espace 140, em Rillieux-la-Pape.

Participaram no Festival os grupos Flores de Portugal de Bron, Lusitanos do Minho de Saint Martin d’Hères, Dança Moderna de Jassans Riottier, Alegria do Minho de Tullins Fures, Rosas da Primavera de Rives, Mocidade do Verde Minho de Saint Martin d’Hères, Juventude do Alto Minho de Saint Priest, Portugueses do Monaco e Rio Lima Alto Minho de Caluire.

É a primeira vez que o Festival se realiza na cidade vizinha de Rillieux-la-Pape por razões de ter uma sala com condições e de grande capacidade para acolher um evento deste natureza. Habitualmente o Festival é realizado no mês de setembro, no parque da associação.

O Presidente da associação, José da Cunha, agradeceu toda a sua equipa e todas as pessoas que se empenharam na organização do Festival. Também agradeceu a presença de todos os grupos folclóricos e os convidados: o Cônsul-Geral Luís Brito Câmara, que chegou recentemente a Lyon, o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima, os representantes da Caixa Geral de Depósitos – Paulo Pereira Diretor da agência de Lyon 8° e Stephane Kenderian, Diretor da agência de Lyon 6° – Rui Lima do Banco Santander Totta, Carlos Machado da Mondexport Lojas Nosso e Fernando Ferro da empresa Peage.

O Cônsul Geral agradeceu o convite e disse que todas as vezes que for convidado e que a sua agenda o permita, irá marcar presença nos eventos das associações e estará sempre ao lado e à escuta da Comunidade.

O Conselheiro Manuel Cardia Lima também agradeceu o Presidente da coletividade e o Responsável pelo rancho folclórico organizador, José Fernandes, assim como toda a Direção e elogiou «os Dirigentes das associações pelo trabalho que desempenham e que têm na divulgação da nossa cultura e na imagem de Portugal».

Também aproveitou esta oportunidade para dar as boas-vindas publicamente ao Cônsul Geral Luís Câmara, dizendo que «a Comunidade não tem criado problemas e nem pede muita coisa, mas a sua presença será sempre considerada como um apoio e um reconhecimento por tudo aquilo que eles fazem em nome de Portugal».

A seguir à entrega das fitas, houve um baile gratuito que se prolongou durante toda a noite, animado pela orquestra Nova Onda, que veio da Suíça.

Quanto às próximas atividades reservadas aos sócios, uma delas terá lugar já no dia 11 de novembro, para festejar o São Martinho, a Festa das castanhas ? A seguir está previsto, no dia 17 de dezembro, a Festa de Natal para as crianças e a passagem de Ano na noite do 31 de dezembro. Todos estes eventos terão lugar na sede da associação, 25 avenue Barthélémy Thimonnier, 69300 Caluire et Cuire.

Infos: 04.78.23.07.77.