Filme “Percebes” de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires premiado em Annecy


O filme “Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, venceu este fim de semana o Prémio Cristal de Melhor-Curta-Metragem do Festival de Cinema de Animação de Annecy.

O festival volta, assim, a atribuir o prémio máximo para uma curta-metragem portuguesa de animação depois de, em 2006, Regina Pessoa ter recebido o mesmo galardão com “História trágica com final feliz”.

“Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, é um documentário, animado em aguarela e digital, sobre o ciclo de vida e a apanha deste crustáceo no Algarve, mas o tema serve ainda de pretexto para as duas autoras abordar questões sobre turismo massificado, sobre a relação dos habitantes locais com o ar, sobre o desordenamento da costa portuguesa.

Anteriormente, as duas realizadoras coassinaram a premiada curta-metragem “Água Mole”, de 2017, sobre desertificação de uma aldeia, num processo de perda dos seus últimos habitantes.

O prémio foi atribuído a “Percebes”, produzido pela cooperativa BAP Animation, com coprodução francesa, na cerimónia de encerramento do festival de Annecy, que este ano teve Portugal como país convidado.

Sílvia Borges Silva, Lusa, em Annecy

LusoJornal