Lusa / Arménio Belo

Francesa Eurostyle investiu 27 milhões de euros em Viana do Castelo e inaugurou nova fábrica

A multinacional francesa Eurostyle Systems, inaugurou ontem, sexta-feira, na presença do Primeiro Ministro António Costa, a segunda fase da sua fábrica de Viana do Castelo, no parque empresarial de Lanheses, num investimento de 27 milhões de euros.

A extensão da fábrica vai criar 350 novos postos de trabalho e vai duplicar a capacidade de produção, passando a empresa a faturar cerca de 50 milhões de euros por ano.

A primeira fase do empreendimento industrial da multinacional francesa do setor automóvel, que produz essencialmente peças injetadas de plástico para componentes da indústria automóvel, foi ampliada em 12,7 mil metros quadrados, pelo que a unidade passa a totalizar uma área produtiva e de armazenagem de 18,8 mil metros quadrados.

Criado em 1986, o grupo está hoje espalhado por vários países, desde França, Eslováquia, Rússia, Marrocos e Portugal, e emprega cerca de 1.500 pessoas, trabalhando para as principais marcas automóveis.

Numa nota enviada às redações, o município presidido por José Maria Costa destacou que “o ‘cluster’ automóvel que se tem vindo a instalar em Viana do Castelo vai garantir a criação de 1.640 postos de trabalho”. No total, destacou a autarquia, “o investimento em curso em novas indústrias no concelho é de 230 milhões de euros, sendo que o setor automóvel representa 132 milhões de euros, prevendo-se até ao final de 2019 a criação de 1.800 empregos”.

“A Eurostyle garante 350 postos de trabalho, a Bontaz Centre assume 600 empregos, com um investimento de 25 milhões de euros, a Steep Plastique está a investir 25 milhões de euros e criará 250 postos de trabalho, sendo que a Aludec, SA, representa um investimento de 10 milhões de euros e 70 postos de trabalho”, especificou o Município.

“Podemos dizer ao senhor Primeiro Ministro que está no Plastique Valley de Portugal. É aqui, em Viana do Castelo, onde temos o maior número de empresas do setor plástico que produz componentes para automóveis”, sustentou José Maria Costa.

O Primeiro Ministro António Costa disse que “a qualidade dos recursos humanos e o investimento na qualificação desses recursos tem sido a chave da atração de investimento direto estrangeiro” e apontou o distrito de Viana do Castelo como um exemplo nacional. “É muito importante o trabalho que tem vindo a ser feito nesta região e, em particular, nesta Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho para a formação e qualificação de recursos humanos. Nós sabemos bem que, nesta região, já temos, neste momento, dificuldades em encontrar mão-de-obra para a oferta de emprego que vai surgindo”, referiu.

O grupo Eurostyle Systems tem outras fábricas em Portugal, em Arcos de Valdevez e Estarreja e, segundo anunciou a Administração, prepara-se para avançar com a quarta fábrica em Portugal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]