Francisco da Cunha Leal foi eleito Presidente da Academia do Bacalhau de Paris


O empresário Francisco da Cunha Leal é o novo Presidente da Academia do Bacalhau de Paris, eleito na semana passada, numa Assembleia Geral que decorreu no Consulado Geral de Portugal em Paris.

O mandato do Presidente Luís Gonçalves, não correu como ele queria. Ele próprio confessa que “não foi fácil” e que não se sentiu “apoiado” pelos demais “Compadres” e “Comadres”, como são conhecidos os membros da estrutura, mas assumiu que sai “de cabeça levantada” e que serviu “com lealdade” esta instituição. “Saio desgastado, mas não derrotado”.

Talvez por isso, a eleição de Francisco da Cunha Leal não foi consensual e quase 16% dos 57 votantes, votaram contra esta eleição.

O empresário, líder da empresa de trabalhos públicos Alpha TP instalada em Brie-Comte-Robert, tem agora o desafio de unir a associação e mobilizar os membros à volta de um projeto de solidariedade que tanto tem marcado a Academia do Bacalhau.

Numa entrevista recente ao LusoJornal, Luís Gonçalves fez um balanço dos dois anos do seu mandato e destacou, por exemplo, a operação “Roupas sem Fronteiras”, que levou toneladas de roupa para distribuição junto de famílias carenciadas em Portugal, e também apoios a famílias necessitadas em Portugal e em França. É este apoio social que está no ADN da Academia de Bacalhau de Paris.

Natural das Caldas da Rainha, mas há muitos anos emigrado em França, Francisco da Cunha é conhecido por ser um homem de consenso e discreto. É casado com Anabela da Cunha, que foi durante muitos anos animadora da Rádio Alfa de Paris. Vai agora presidir, durante os próximos dois anos, aos destinos da ABP, nomeadamente às tertúlias mensais, com o objetivo único de angariar fundos, para ajudar quem mais necessita, sem esquecer os valores de convívio e de portugalidade que marcam as Academias de Bacalhau espalhadas pelo mundo.
O próximo Jantar-Tertúlia da Academia do Bacalhau de Paris será realizado esta noite, dia 15 de março, na Sala Vasco da Gama, em Valenton.