FC Porto`s Moussa Marega celebrates the scoring of a goal against Rio Ave during their Portuguese First League soccer match, held at Dragao stadium, Porto, Portugal, 23 December 2018. FERNANDO VELUDO/LUSA Fernando Veludo/Lusa

Futebol: Franceses salvaram FC Porto

O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Rio Ave, por 2-1, na 14ª jornada, somando o 15º triunfo consecutivo em todas as competições.

O brasileiro Carlos Vinícius abriu o marcador aos 12 minutos de jogo, adiantou os vila-condenses no marcador, mas o franco-argelino Yacine Brahimi aos 16 minutos, e o franco-maliano Moussa Marega aos 26 minutos deram a volta ao resultado.

Franceses à solta no Dragão

Yacine Brahimi, avançado de 28 anos, nascido em Paris, já apontou quatro golos em 14 jogos desde o início da temporada. É a quinta época do atleta franco-argelino no seio do plantel do FC Porto e poderá ser a última visto que o avançado termina o seu contrato em junho de 2019.

Moussa Marega, avançado de 27 anos, nascido em Les Ulis, já marcou sete tentos em 12 jogos para o campeonato. De notar ainda que na Liga dos Campeões, o atleta franco-maliano apontou cinco golos em seis jogos, ajudando os ‘Dragões’ a seguir em frente na prova. Recorde-se que é a terceira temporada para o avançado com a camisola do FC Porto.

FC Porto na liderança do campeonato

O FC Porto termina 2018 na frente da I Liga, com 36 pontos, mais quatro do que o Benfica, mais cinco do que Sporting, e seis do que o Sporting de Braga, enquanto o Rio Ave, que começou a jornada na sexta posição, é 10º, com 19 pontos.

Com este triunfo frente ao Rio Ave, o FC Porto igualou o seu melhor registo de sempre, com 15 vitórias consecutivas em todas as competições, algo que os ‘Dragões’ só tinham conseguido em 1984/85, então comandados por Artur Jorge.