LusoJornal / Marco Martins

Futebol: Lille de Edgar Ié garante manutenção na Ligue 1

O Lille recebeu e venceu o Dijon por 2-1 no Stade Pierre Mauroy num jogo a contar para a 37a e penúltima jornada do Campeonato francês de futebol.

A primeira parte começou com muita intensidade dos dois lados. O Dijon acabou por abrir o marcador num erro do guarda-redes francês Mike Maignan que, pressionado por um avançado do Dijon, perdeu a bola, que ficou na posse do avançado sul-coreano Chang-hoon Kwon, que marcou na baliza vazia aos 11 minutos de jogo.

O Lille, com o internacional português Edgar Ié a titular, reagiu rapidamente e aos 18 minutos empatou o encontro com um tento apontado pelo avançado sul-africano Lebo Mothiba. A equipa do Norte da França, que está na luta para não descer de divisão, dominou o resto da primeira parte, criando algumas ocasiões para passar para a frente do marcador.

Após várias tentativas, o Lille vai apontar um segundo golo novamente pelo avançado sul-africano Lebo Mothiba em cima do minuto 45.

A motivação das duas equipas é claramente diferente entre um Dijon que já não tem nada a ganhar nem a perder na liga francesa, e o Lille não quer descer à Ligue 2.

No intervalo, a equipa da casa vencia por 2-1.

Durante a segunda parte, o Lille esteve sempre por cima, mas nunca conseguiu marcar um terceiro golo.

Do lado do Dijon, sem o médio português Xeka lesionado, a motivação não parecia muita grande para inverter a tendência do jogo, sobretudo quando se sabe que esta equipa já tinha a manutenção garantida há algum tempo.

Um triunfo que permite ao Lille garantir a manutenção na Ligue 1, visto que os adversários diretos não fizeram bons resultados. O Strasbourg venceu o Lyon por 3-2, o Toulouse perdeu por 4-2 frente ao Bordeaux, o Caen foi goleado pelo Nice por 4-1, e o Troyes empatou a uma bola frente ao Montpellier.

Na tabela classificativa, a equipa de Edgar Ié ocupa o 15° lugar com 38 pontos, enquanto o Dijon ocupa o 13° lugar com 45 pontos. O Lille tem quatro pontos de vantagem sobre o 18° lugar, ocupado pelo Toulouse com 34 pontos, o que significa que o Lille não pode descer de divisão visto que já só há apenas três pontos em disputa.

Recorde-se que os dois últimos classificados descem à segunda divisão francesa enquanto o 18° vai disputar um play-off com o vencedor do play-off da segunda divisão para saber quem fica ou sobe à Ligue 1. Do 16° lugar ao 19° lugar, tudo vai ser decidido na última jornada no que diz respeito à descida e ao play-off. As equipas que estão nesta situação complicada são: Caen, Strasbourg, Toulouse e Troyes.

Na última jornada, o Lille desloca-se ao terreno do Saint Etienne, enquanto o Dijon recebe o Angers. Os dois encontros bem com a derradeira jornada decorrem a 19 de maio, pelas 21h00.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]