LusoJornal / António Borga

Futebol: Portugueses do Lille regressaram às vitórias

O Lille, que conta com quatro portugueses, venceu por 1-0 o Dijon, em casa no Estádio Pierre Mauroy, num jogo a contar para a 27ª jornada do campeonato da primeira divisão francesa de futebol, a Ligue 1.

Após dois empates consecutivos, em casa sem golos frente ao Montpellier e fora a uma bola frente ao Strasbourg, a equipa do Lille tinha de regressar aos triunfos na liga francesa, sobretudo frente ao Dijon que ocupa o 19° e penúltimo lugar na tabela classificativa.

A primeira parte acabou por ser pouco interessante entre duas equipas que não conseguiam encontrar o seu jogo e nenhuma controlava a bola.

Nenhum golo foi apontado e as duas equipas foram para os balneários com um empate. De notar que os ‘Dogues’ contaram com os lusos José Fonte, Xeka e Rafael Leão no onze inicial, e com o Português Rui Fonte a entrar no decorrer da segunda parte.

A segunda parte foi dominada pelo Lille que entrou com mais garra. No entanto, e apesar das várias oportunidades criadas, a equipa do Norte da França não conseguiu concretizar essas oportunidades de golo. Com dificuldades na finalização, os ‘Dogues’ acabaram por ter uma pontinha de sorte.

Aos 72 minutos de jogo, num momento de confusão na área do Dijon, o defesa Wesley Lautoa marcou na sua própria baliza dando uma vantagem preciosa ao Lille.

O resultado final fixou-se em 1-0 para a equipa do Norte da França que segura ainda mais o segundo lugar com 54 pontos, mais cinco do que o Lyon. Quanto ao Dijon permanece no 19° e penúltimo lugar com 20 pontos, estando numa situação complicada visto que os dois últimos lugares dão acesso à despromoção para a segunda divisão francesa.

Recorde-se que o líder da Ligue 1, o PSG, tem 71 pontos.

Na próxima jornada do campeonato francês da primeira divisão de futebol, o Dijon recebe o Reims a 9 de março pelas 20h00, enquanto o Lille desloca-se ao terreno do Saint-Etienne a 10 de março pelas 15h00.