O Lille, equipa que conta com cinco portugueses, venceu por 1-3 na deslocação ao terreno do Caen num jogo a contar a 20ª jornada do campeonato francês da primeira divisão, a Ligue 1.
Recorde-se que este encontro que decorreu no Estádio Michel d’Ornano, em Caen, foi antecipado, ele que devia decorrer apenas no sábado, no entanto com as manifestações dos coletes amarelos, as autoridades e a Liga Francesa de futebol decidiram antecipar o encontro entre estas duas equipas.
O Lille, que ocupa o segundo lugar, começou da melhor maneira o encontro com um tento apontado pelo avançado marfinense Nicolas Pépé aos 8 minutos. Um golo que lançou o jogo para os ‘Dogues’.
Aos 20 minutos, o clube do Norte da França apontou um segundo tento, desta vez pelo avançado português Rafael Leão (na direita na foto). De notar que dois atletas lusos estavam no onze titular: o defesa José Fonte e o avançado Rafael Leão. Quanto aos outros três jogadores portugueses: Edgar Ié ficou no banco de suplentes, Xeka está lesionado, e Rui Fonte não estava presente por causa do nascimento do filho.
No intervalo o Lille vencia por 0-2 o Caen.
Na segunda parte os ‘Dogues’ geriram a vantagem, dominando a posse da bola e as oportunidades de golo. O Caen não conseguia reagir. O encontro ficou mais indeciso quando o defesa turco do Lille, Mehmet Zeki Çelik, foi expulso aos 84 minutos.
Apesar de estar a jogar a 10, o clube do Norte da França conseguiu ampliar a vantagem para 0-3 com um tento do avançado brasileiro Luiz Araújo aos 90+3 minutos.
O Caen apenas conseguiu reduzir o marcador aos 90+5 minutos com um golo do Chadiano Casimir Ninga.
Com este triunfo por 1-3, o Lille permanece no segundo lugar com 37 pontos, a 10 do líder, o Paris Saint-Germain, enquanto o Caen ocupa o 16° lugar com 18 pontos.
De notar que o Lille tem agora quatro pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, o Lyon de Anthony Lopes, que na sexta-feira à noite empatou em casa a uma bola frente ao Reims.
Recorde-se que o Lille conta com cinco jogadores portugueses: os defesas José Fonte e Edgar Ié, o médio Xeka, e os avançados Rafael Leão e Rui Fonte.
Na próxima jornada os ‘Dogues’ recebem o Amiens a 18 de janeiro pelas 20h45, enquanto o Caen recebe o Marseille a 20 de janeiro pelas 17h00.