CCIFP | Tiago Marques

Gala da CCIFP juntou empresários franco-portugueses em Tomar

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

 

A 13ª Gala anual da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP) teve lugar no passado dia 11 de dezembro, no Hotel dos Templários, no centro de Tomar, perto de Fátima.

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes, a representante da Secretária de Estado do Turismo Fátima Cortes, o Embaixador de Portugal em França Jorge Torres Pereira, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém Miguel Albuquerque, os Deputados Carlos Gonçalves e Paulo Pisco e o Presidente da Câmara de comércio e indústria luso-francesa (CCILF) Fabrice Lachize, foram algumas das personalidades que marcaram presença em Tomar.

Este evento foi programado em Tomar porque precisamente em Fátima devia ter lugar, por esta altura, o Encontro dos Investidores da Diáspora, organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades, mas o evento foi anulado tendo em conta a situação pandémica e o facto de muitos dos participantes se deslocarem de outros continentes. No entanto, a CCIFP decidiu manter a Gala anual.

Os organizadores garantem que o passe sanitário foi obrigatório, assim como um teste Covid negativo para os participantes provenientes do estrangeiro, que eram a maior parte dos participantes.

Este é também o momento para a CCIFP fazer as entregas dos Troféus às empresas que se destacam nas mais variadas áreas. Paulo Pereira da Silva recebeu o Troféu CCIFP/Fidelidade Empresa do ano 2021 em nome da Renova.

Mais de 180 pessoas do mundo empresarial franco-português e de instituições portuguesas, responderam ao convite da CCIFP, num espaço “magnífico”, com majestosos jardins e com vista para o rio Nabão.

O evento começou com um momento de networking em torno de um cocktail, um momento muito apreciado pelos convidados.

No início da Gala propriamente dita, o Presidente da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa, Carlos Vinhas Pereira, fez uma intervenção onde resumiu as ações realizadas, bem como as ações que serão implementadas em 2022. Este foi também o momento para a assinatura de um Protocolo entre a CCIFP e a Cidade de Ourém representada pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque.

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, presente na Gala, dirigiu algumas palavras aos muitos empresários presentes falando do envolvimento do Governo português com a diáspora portuguesa e sobre a importância do trabalho realizado pela CCIFP.

Foi também difundida uma mensagem vídeo gravada do Secretário de Estado da Internacionalização. Impossibilitado de estar fisicamente presente, Eurico Brilhantes Dias elogiou o investimento da CCIFP em toda a França através da abertura das suas Delegações regionais, para aumentar o seu alcance na diáspora portuguesa espalhada por todo o território português.

Também o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem vídeo para os participantes na Gala, destacando o trabalho da CCIFP e elogiando “a importante contribuição da diáspora portuguesa para o investimento direto em Portugal”.

Depois do jantar e dos discursos institucionais, a noite continuou com um concerto exclusivo e privado da fadista Ana Moura, que interpretou alguns dos seus maiores sucessos, como “Desfado”, assim como várias canções do seu novo álbum, como por exemplo “Andorinhas” e “Vinte-vinte”.

 

Lista dos Troféus CCIFP 2021:

Troféu CCIFP/Nexity – Membro do ano 2021: Effigest (José Duarte)

Troféu CCIFP – Membro do ano CCIFP/PACA 2021: Domingos Cabeça (Duarte Domingos Cabeça)

Troféu CCIFP – Membro do ano CCIFP/Nouvelle-Aquitaine 2021: Ceratech (Fernando da Silva)

Troféu CCIFP – Membro do ano CCIFP/Occitanie 2021: GSVI (Mário da Ponte)

Troféu CCIFP/Caixa Geral de Depósitos – Jovem Empresa 2021: Isocel International (Marie de Bragelongne)

Troféu CCIFP/BCP – Produto do ano 2021: Mendes S.A (José Mendes)

Troféu CCIFP/Ecova Environnement – Inovação 2021: Idicare (Joaquim Peralta)

Troféu CCIFP/AR France Invest – Melhor Ator Imobiliário Português 2021: Nexity Portugal (Fernando Gonçalves)

Troféu CCIFP/Fidelidade – Empresa do ano 2021: Renova (Paulo Pereira da Silva)

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]