Goethe-Institut Lyon propõe descoberta de Lisboa através de literatura e de cinema

O Goethe-Institut de Lyon em parceria com a EUNIC (European Union National Institutes for Culture) de Lyon e o Camões IP, organizam, terça-feira, dia 29 de maio às 19h00, um serão cultural dedicado a Lisboa.

Inserido no ciclo «Cidades europeias na literatura», a capital de Portugal tem a honra de inaugurar o ciclo que conta, igualmente, com o apoio do Instituto Cervantes, o Consulado Geral da Roménia em Lyon e o Consulado Geral da Polónia em Lyon.

Para além da literatura será também convocado o cinema para evocar as cidades europeias. No caso de Lisboa será o olhar e a escrita de Antonio Tabucchi, Antonio Muñoz Molina, Pascal Mercier e Olivier Rolin que servirão de janela para a descoberta de Lisboa.

Um copo de vinho do país em destaque será servido no encerramento do serão cultural.

O Goethe-Institut é o instituto cultural da República Federal da Alemanha presente a nível mundial. O objetivo é o de promover o conhecimento da língua alemã no estrangeiro e estabelecer colaborações culturais a nível internacional. O Goethe-Institut divulga uma imagem global da Alemanha através de informações sobre a vida cultural, social e política do país.

Os programas culturais e educacionais promovem o intercâmbio intercultural e permitem a participação cultural, fortalecem a construção de estruturas da sociedade civil e incentivam a mobilidade internacional.

Através da rede de Goethe-Institut, e de centros Goethe, de sociedades culturais, salas de leitura e centros de aprendizagem e exames, o Instituto é o primeiro contato com a Alemanha para muitas pessoas desde há mais de sessenta anos. A colaboração de longa data com importantes instituições e personalidades de quase 90 países cria, segundo o Instituto, um clima de confiança duradoura no país. São parceiros de todos aqueles que têm uma relação ativa com a Alemanha e a sua cultura e declaram trabalhar de forma independente, sem vinculação política.

O Goethe-Institut está presente em França desde 1957 e participa na amizade franco-alemã em oito locais: seis Goethe-Institut (Bordeaux, Lille, Lyon, Nancy, Paris e Toulouse) e duas filiais (Marseille e Strasbourg). Os colaboradores do Instituto organizam um trabalho linguístico dinâmico, eventos culturais e incentivam a cooperação bilateral.

Os Goethe-Institut trabalham em estreita colaboração com as instituições franco-alemãs em França. A rede é composta por doze sociedades culturais e 31 centros de exames em França. Em todos os sites desta rede, são realizados projetos locais, que são completados por atividades em todo o país.

 

Goethe-Institut Lyon

18 rue François Dauphin

69002 Lyon

 

www.goethe.de/lyon