Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou a criação do Conselho da Diáspora Açoriana, órgão consultivo que visará aproximar as Comunidades da região espalhadas pelo mundo.

O Governante definiu o futuro organismo como um espaço que permitirá “maior aproximação” entre as Comunidades e a região.

Falando nos Estados Unidos onde estava com as Comunidades açorianas, Vasco Cordeiro lembrou que os Açores de hoje “não são os Açores” de há 50 ou 60 anos, quando muitos deixaram a região rumo aos Estados Unidos, “da mesma forma” que a Califórnia atual não é a de então.

Vasco Cordeiro não deu indicações aos presentes sobre a futura constituição do Conselho da Diáspora ou a periodicidade dos encontros.

O Chefe do executivo açoriano fez uma visita oficial ao Estado norte-americano da Califórnia, onde, segundo dados oficiais, a população de origem portuguesa é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70% seja oriunda dos Açores.

Nesta deslocação oficial, o Presidente do Governo dos Açores é acompanhado pelo Secretário regional com a tutela das Relações Externas, Rui Bettencourt, que morou vários anos em Paris, e por Deputados do PS e PSD à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
3.4
X