LusoJornal / Carlos Pereira

Groslay vai comemorar o Dia de Portugal com o coração no Mogadouro

A sociedade civil continua a festejar o Dia de Portugal em terras de França e desta vez, nos dias 9 e 10 de junho, é na cidade de Groslay (95), a norte de Paris, que a associação Mogadouro no Coração vai comemorar o dia nacional português.

Sem a presença do Presidente da República, como aconteceu em 2016, as festas são menos mediatizadas, mas os dirigentes da associação Mogadouro no Coração prometem levar a Groslay milhares de pessoas.

A «Fête de la Grillade» vai ter lugar no Parc Rosy Varte, em pleno centro desta cidade que está em vias de assinar um Protocolo de Geminação com Mogadouro. E Olímpia Garnacho, a Presidente, afirma que não haverá só Portugueses, até porque a festa já se realiza há vários anos e tem um forte impacto na própria população da cidade.

No sábado, dia 9 de junho, a Festa começa a partir das 19h30 com uma grande tenda onde se pode comer um Porco no Espeto que os dirigentes da associação consideram «único». A festa vai ser animada com artistas locais – Bastien, Jérémy e os seus alunos, e Christophe Malheiro, mas também pelo grupo Sons do Minho, que vem propositadamente de Portugal.

No domingo, logo pelas 10h00, vai sair em procissão, da Igreja Matriz de Saint Martin – um templo que já data da idade média – a imagem de Nossa Senhora do Caminho. A imagem, réplica de uma santa venerada em Mogadouro, vai seguir pelas ruas da cidade até ao parque Rosy Varte, onde vai ser celebrada a eurarístia dominical, por dois padres portugueses – o Padre Paulo e o Padre Nelson – que se deslocam, também eles propositadamente, de Mogadouro para este evento.

Para o almoço, ao ar livre, a associação está a preparar Bacalhau, Sardinhas e Churrasco, e habitualmente, tanto os Franceses como os Portugueses têm devorado estas iguarias acompanhadas, claro, com bebidas portuguesas. Quase tudo ali é português!

Durante a tarde vai atuar o grupo musical Cordas Soltas, da cidade vizinha de Montmagny, mas também os Reis dos Bombos e os Bombos de Groslay, porque a associação organizadora tem também um grupo de bombos que costuma participar em festas na região parisiense, com «gigantones» e «cabeçudos».

A novidade este ano, é a presença da Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro.

Aliás, a associação recolheu recentemente fundos em França, que depois foi entregar aos Bombeiros Voluntários de Mogadouro. «Sempre que for necessário, nós ajudaremos» explicou Olímpia Garnacho.

A Presidente da associação gostava que a Banda Filarmónica fosse tocar junto à estátua de Luís de Camões, em Paris, mas não está prevista nenhuma atividade no 10 de junho, junto a esta estátua.

Outra novidade deste ano vai ser a organização de uma Feira de produtos artesanais da região de Mogadouro, para apresentar na região parisiense, a excelência dos produtos daquela região do Nordeste transmontano. Durante todo o domingo, a associação anuncia a presença de barracas com mel, doçaria, azeite, amêndoas, queijos, enchidos, e cerâmica.

Groslay, onde quase um terço da população é de origem portuguesa, tem mantido uma «relação de amizade institucional» com Mogadouro e ainda recentemente, o Maire Joël Bouthier atribuiu a Medalha da cidade ao deputado Carlos Gonçalves e ao Cônsul Geral de Portugal em Paris, António Moniz.

Para esta «Fête de la Grillade» os organizadores não anunciam discursos, mas assumem que vão festejar «em grande» o Dia de Portugal.

A entrada na festa é gratuita.

 

Parc Rosy Varte

18 rue Gabriel Fauveau

95410 Groslay