Guarda: “Protocolo de afetos” entre João Pina e a IPSS Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha

Na sexta-feira passada, dia 9 de novembro, o empresário João Pina, natural dos Meios (Trinta), Guarda, deu vida a um novo sonho ao assinar um Protocolo de Colaboração com a IPSS Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha, dirigida por Rosária Santos, Presidente da Direção.

O Lar localiza-se na freguesia de Santana da Azinha no concelho da Guarda, na estrada N233, a meia distância entre aquela cidade e o Sabugal. A freguesia conta com aproximadamente 459 habitantes, distribuídos por várias aldeias anexas, com destaque para a Catraia do Sortelhão, onde se localiza a referida IPSS. A atual Presidente da Direção, também ela natural do concelho da Guarda, é a supervisora da Instituição desde 2005 e, atualmente, exerce também o cargo de Presidente da Direção, não recebendo por este último qualquer remuneração adicional.

O Protocolo, na linha do pensamento que enforma e anima a ação de João Pina, visa contribuir para aumentar o bem-estar e a felicidade dos utentes a que chamam “meninos” na ERPI (Estrutura Residencial Pessoas Idosas).

Nesse sentido, prevê que o grupo empresarial de João Pina contribua para satisfazer uma vez por ano, o desejo de um dos “meninos” da ERPI, utilizando como critério de seleção o utente com mais idade.

Atualmente, esta Instituição conta com uma capacidade de 35 utentes em ERPI, 5 em Centro de Dia, 16 em Serviço de Apoio Domiciliário e tem ainda um Protocolo com a Câmara Municipal da Guarda onde se compromete a fornecer as refeições aos alunos da Escola da Carvalheira.

Os utentes desta Instituição são na sua maioria da Região da Guarda mas contam também com alguns provenientes de outros pontos do país.

Na ERPI nem todos os utentes são autónomos, recebendo cuidados ajustados à sua situação clínica, ministrados por enfermeiros e outros técnicos especializados.

Após a assinatura do Protocolo, a tarde foi de festa para os utentes, colaboradores, familiares e convidados, dos quais se destacaram elementos do Executivo da Câmara Municipal da Guarda, o Diretor da União Distrital das IPSS da Guarda e um amigo especial de João Pina, Victor Gil, nome sobejamente conhecido na Comunidade portuguesa em Paris e que mais uma vez fez questão de percorrer algumas centenas de quilómetros para estar presente em mais uma iniciativa promovida por João Pina.

Uma tarde onde se relembraram músicas de “outros tempos” animado pelo grupo musical “Angelies’s”. Todos os presentes cantaram até que a “Voz e as mãos doessem” de tantas palmas e acompanhamentos afinados.

Esta foi só a primeira de outras iniciativas a realizar pelo “Grupo João Pina” que desde já anunciou ter uma surpresa guardada para o mês de dezembro – um “Natal repleto de luz para os que mais precisam”.

Rosária Santos, enquanto Presidente da Direção, tem como objetivo continuar a proporcionar àqueles a que chama de seus “meninos” tudo o que há de melhor de forma que, todos os dias, um raio de sol brilhe dentro da Instituição. Diariamente motiva os colaboradores da Instituição através do reconhecimento e valorização originando mais-valias em termos de empenho e profissionalismo. “Gerar sorrisos, partilhando afetos” é o lema de todos quantos aqui trabalham, refere a responsável.

Rosária Santos acrescenta ainda que “o Natal está próximo e com o apoio deste empresário é tempo de começarmos a preparar-nos para dar continuidade à nossa missão que é, entre outas coisas, ajudar os mais desfavorecidos do Interior da nossa Beira Serrana proporcionando-lhes um Natal com maior intensidade e gosto pela vida… porque, afinal, o Natal é de todos e para todos!”

Rosária Santos agradece com um “Simplesmente, Bem-Haja! ao Grupo João Pina toda a generosidade em nome do Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha e em nome de todos os que neste Natal serão brindados com roupas, brinquedos e bens alimentares”.

Victor Gil, no final desta “tarde de encantos”, fez questão de manifestar o seu contentamento perante mais uma iniciativa deste benemérito. “O empresário João Pina, deu vida a um novo sonho, ele que deu o título ‘De Sonhador a Promotor’ à sua biografia, ao assinar um Protocolo de Colaboração com a IPSS Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha”.

Foi um dia de festa para os residentes e o pessoal da Instituição, ao participarem todos no magusto-convívio que se lhe seguiu. Em época de magustos, todos os presentes tiveram a oportunidade de saborear as castanhas da região e, igualmente, uma preciosa jeropiga.

Esta festa anuncia uma outra a realizar também pelo “Grupo João Pina” no próximo mês de dezembro. O Natal está a aproximar-se e com o apoio de João Pina “é tempo de começarmos a preparar-nos para ajudar os nossos conterrâneos do Interior, da nossa Beira serrana, a sorrir e saborear com nova intensidade o gosto da vida”.

Por fim, João Pina sobejamente emocionado agradeceu a “tarde ímpar” a todos os presentes e acima de tudo a intensa colaboração deste Centro de Dia e Lar, na pessoa da sua Presidente na Campanha de Natal que é uma gigantesca corrente de solidariedade. “Este dia ficará para sempre gravado no meu coração” e relembrando um filme e livro direcionado para crianças, de que também tanto gosta, “Peter Pan”, conclui, “Os sonhos são como as estrelas, não podem ser tocados, mas se os seguirmos eles vão guiar a nossa vida”.

[pro_ad_display_adzone id=”906″]