O jogador do Benfica, Carlos Nicolia (D) disputa a bola com o seu opositor do Sporting, Matias Platero (E) durante a partida da primeira divisão de Hoquei em Patins no pavilhão João Rocha em Lisboa, 14 de outubro de 2018. TIAGO PETINGA/LUSA Tiago Petinga

Hóquei em Patins: Barcelos eliminado pelo Nantes na Taça WS Europe

A segunda mão da ronda preliminar da Taça WS Europe de hóquei em patins decorreu no passado fim de semana com quatro clubes portugueses e quatro franceses.

O único duelo luso-francês acabou por sorrir ao Nantes ARH. O OC Barcelos, que tinha vencido (5-4) o Nantes ARH, onde atua o guarda-redes português João Parreira, acabou por ser eliminado pela equipa francesa.

Em Nantes, a dupla de arbitragem espanhola, constituída por Sergi Mayor e Isaac Sanz, acabou por dar o triunfo à equipa francesa (10-0), um castigo assimilado à falta de comparência quando a equipa portuguesa esteve presente…

A explicação? O Treinador da equipa de Barcelos, Paulo Pereira, está a cumprir uma suspensão de dois anos nos jogos europeus e Rui Teixeira, que substituiu o habitual Técnico no jogo da primeira mão, não viajou com a equipa por motivos de doença. Essa explicação foi insuficiente para os árbitros que acabaram por impedir que o jogo se realizasse.

 

Eis o comunicado do clube luso:

«O Óquei Clube de Barcelos H.P. Sad informa que esta segunda feira dia 19 de novembro de 2018, seguiu para as entidades competentes, o seu protesto em relação ao jogo Nantes ARH e o OC Barcelos (2ª mão da pré eliminatória da WS Europe Cup), onde o clube foi impedido de efetuar a referida partida no sábado dia 17 de novembro de 2018.

O clube agradece as inúmeras manifestações de apoio que tem recebido, prometendo lutar até às últimas consequências, apenas só pela verdade desportiva.

OCB Sempre».

Por enquanto, o Nantes segue em frente na prova, defrontando os franceses do US Coutras nos oitavos de final.

 

Eis os outros resultados dos clubes lusos e gauleses na Taça WS Europe

O SC Tomar venceu a eliminatória por 8-6 (4-2 e 4-4) os Espanhóis do Caldes, a Juventude de Viana com o atleta francês Rémi Herman eliminou os Austríacos do Dornbirn por 15-2 no conjunto das duas mãos (5-2 e 10-0), enquanto os Germânicos do Walsum foram eliminados pelos Portugueses do Turquel por 8-9 (4-4 e 4-5) no conjunto das duas mãos.

Quantos aos clubes franceses: La Vendéenne, que conta com os Portugueses Marcos Pinto e Duarte Delgado, foi eliminada por 7-11 (6-6 e 1-5) no conjunto das duas mãos pelos Suíços do Diessbach, o Coutras apurou-se vencendo no conjunto das duas mãos por 8-6 (4-3 e 4-3 a.p.) os Germânicos do Remscheid, enquanto os Italianos do Sarzana eliminaram no conjunto das duas mãos por 11-5 (8-2 e 3-3) o Noisy-le-Grand que conta com dois Portugueses no plantel, Rúben Martins e Luís Mateus.

A primeira mão dos oitavos de final da Taça WS Europe de hóquei em patins decorre a 1 de dezembro: Wolfurt (Áustria)-Mérignac, Juventude de Viana-Voltregà (Espanha), Nantes-Coutras, Sarzana (Itália)-SC Tomar, e Turquel-Diessbach (Suíça).

 

HC Quévert e SCRA Saint Omer novamente derrotados na Liga Europeia

A Liga Europeia de hóquei em patins, que podemos considerar como a Liga dos Campeões da modalidade, prosseguiu no passado fim de semana com quatro equipas portuguesas e duas francesas. Esta jornada não contou com nenhum duelo franco-português.

No Grupo A, a Oliveirense deslocou-se ao terreno dos Italianos do Follonica e perdeu por 3-2. No outro jogo do grupo, os Espanhóis do FC Barcelona, detentores do título, deslocaram-se ao terreno dos Franceses do HC Quévert e venceram por 2-6.

No Grupo C, o FC Porto deslocou-se ao terreno dos Espanhóis do Reus e venceu por 2-4. No outro encontro do grupo, os Franceses do SCRA Saint Omer, que contam com dois Portugueses – o guarda-redes Pedro Chambell e o jogador de campo Anthony da Costa – foram derrotados em casa pelos Italianos do Lodi por 1-3.

 

Eis os resultados nos outros grupos.

Grupo B: Herringen (Alemanha) 0-5 Sporting CP e Forte dei Marmi (Itália) 5-2 Liceo (Espanha).

Grupo D: Montreux (Suíça) 3-8 SL Benfica e Monza (Itália) 4-0 Noia (Espanha).

A terceira jornada da fase de grupos da Liga Europeia de hóquei em patins decorre a 1 de dezembro.