LusoJornal / Jorge Campos

Institutos culturais europeus de Lyon deram destaque ao «charme» de Lisboa

Na semana passada, o instituto alemão Goethe organizou, nas suas instalações em Lyon, a apresentação de dois livros sobre Portugal do escritor francês Jean-Yves Loude: «Un cargo pour les Açores» e «Lisbonne dans la Ville Noir». O evento foi organizado em parceria com os institutos culturais espanhol e italiano, com o Instituto Camões e com o Consulado Geral de Portugal em Lyon.

«Eu sou o único escritor francês que escreveu, escreve e escreverá livros, romances sobre a cultura, as tradições e a língua portuguesa. Toda a epopeia dos Descobrimentos, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Brasil, as suas populações, as suas culturas musicais e outras, foram fonte de inspiração dos meus romances» disse Jean-Yves Loude. «A cidade de Lisboa está sempre em foco nos meus romances, porque o seu charme, a sua luz e a sua história são fascinantes», disse ao LusoJornal.

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, e Luísa Dutra, Leitora do Instituto Camões em Lyon, participaram também neste encontro que correspondeu ao lançamento de um ciclo de descoberta sobre as principais cidades europeias na Literatura e no Cinema, organizado pela EUNIC em Lyon. A EUNIC é a associação do Goethe Institut, do Instituto Camões, do Instituto Cervantes e do Instituto Italiano naquela cidade.

O Cônsul Geral aproveitou para agradecer a todos os que contribuíram para a organização esta iniciativa, sendo Lisboa a primeira cidade europeia a ser apresentada nesta iniciativa. Luís Brito Câmara destacou o «caráter único da cidade de Lisboa, cidade milenar que tem acompanhado sempre a História de Portugal, com uma história e uma cultura ímpar, que soube sempre marcar a sua presença no Mundo e contribuir para o enriquecimento cultural mundial, através da literatura, pintura, escultura, arquitetura e música».

A responsável pelo Instituto espanhol Cervantes, Juija Gil, apresentou, na sua intervenção, como os escritores Molina Cervantes e Tirso, autores espanhóis, falaram com grandes elogios da cidade de Lisboa.

Por sua vez, o representante do Goethe Institut, Umlauf Joaquim, salientou o escritor Pascal Mercier que no seu livro «Train de nuit pour Lisbonne» também elogiava a cidade de Lisboa e todo o seu charme de «cidade luz e misteriosa».