Intercâmbio escolar entre Deuil-la-Barre e Lourinhã no âmbito da geminação das duas localidades


Um grupo de 18 alunos da Escola Secundária da Lourinhã acompanhados pelas professoras Ângela Silva e Ana Sanches vieram passar 5 dias na região parisiense para visitar Paris e Versailles e aproveitaram para ver os correspondentes franceses do Lycée Camille Saint-Saëns de Deuil-la-Barre (95).

O grupo chegou no dia 26 de abril. Nesse dia, durante a manhã, houve várias atividades: os correspondentes franceses explicaram o sistema escolar francês, fizerem a visita do liceu explicando o funcionamento da escola e mostraram-lhes a exposição de fotografias tiradas durante a estadia dos alunos em Portugal, assim como a exposição sobre o 25 de Abril 74 preparada pelos alunos. Juntos, cantaram “Grândola Vila Morena”.

Depois de um almoço na cantina e da troca de presentes preparados pelos alunos, durante a tarde, os alunos portugueses foram recebidos na Mairie de Deuil-la-Barre pelo Maire-Adjoint Bertrand Dufoyer, para um momento de intercâmbio e convívio.

Os alunos franceses andaram com os correspondentes portugueses pelas ruas de Deuil-la-Barre até chegarem a Enghien-les-Bains comentando os sítios mais relevantes.

O dia acabou com um jantar em Enghien-les-Bains onde os alunos tiveram de se despedir, prometendo ficar em contacto.

.

Alunos franceses já tinham ido a Portugal

Este intercâmbio já começou em novembro de 2023, primeiro por via de troca de correspondência e depois, de 26 de fevereiro a 01 de março, 24 alunos do 11° e 12° ano do Lycée Camille Saint-Saëns, acompanhados pela professora de português, Maria Helena Magano Correia e pela professora de inglês, Laura Pires, participaram numa viagem de estudo a Lourinhã com o apoio do programa ERASMUS+.

Os alunos franceses foram recebidos na Escola Secundária da Lourinhã onde três manhãs foram dedicadas a atividades diversas com os correspondentes portugueses.

Também foram recebidos na Câmara Municipal da Lourinhã pelo Presidente da Câmara, João Duarte de Carvalho.

As tardes foram dedicadas às visitas dos arredores, tais como o Dino Parque, Peniche, Óbidos e o Palácio Nacional de Mafra. Também visitaram Lisboa durante dois dias.

Na capital, os alunos franceses percorreram o centro da cidade e visitaram os monumentos “imperdíveis”, tais como o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos… Descobriram também dois museus: o Museu da Marinha e o Lisboa Story Centre.

“Todos os alunos ficaram encantados. Foi uma experiência maravilhosa e vão ficar com recordações para toda a vida” disse ao LusoJornal a professora Maria Helena Magano Correia. “Este intercâmbio teve como objetivo estreitar relações culturais entre Portugal e França, desenvolver a capacidade linguística no âmbito da Língua portuguesa, desenvolver estratégias de comunicação e partilhar práticas pedagógicas. Esperamos que seja o primeiro de muitos outros no futuro!