LusoJornal | Jorge Campos

Jantar espetáculo em Brignais com o grupo “Tradição de Ouro”

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

No sábado passado, dia 29 de maio, a Associação Cultural Desportiva Franco-Portuguesa de Brignais (69), na região de Lyon, organizou um jantar espetáculo e convidou o grupo de cantares populares “Tradição de Ouro” vindo de Marco de Canavezes.

Participaram no evento cerca de 80 pessoas e o prato foi confecionado pelas mulheres da associação – Glória, Maria, Otília, Irene e Sílvia. Tratou-se de uma Feijoada à moda do Porto, onde não faltaram as tripas e os enchidos.

“Foi uma tarde de trabalho e também de confraternização onde os homens ajudaram a por as mesas e a preparar a sala. Aqui em Brignais a maior parte das pessoas são da região do Minho e precisamente de Marco de Canavezes, daí então a nossa escolha de convidarmos este grupo de cantares populares da nossa região, e foi de muito agrado de todos os presentes” disse ao LusoJornal Sílvia Teixeira, a Presidente da coletividade, recentemente eleita.

A Direção é composta pela Presidente, Sílvia Teixeira, e integra também o Vice-Presidente Pedro Rocha, o Tesoureiro Manuel Ferreira, o Secretário António Moreira e o Vice-Secretário Filipe Teixeira.

O grupo musical vindo de Portugal era composto por três elementos, que fazem parte integrante de uma banda mais alargada, com sete elementos, que retomam essencialmente o Cancioneiro popular. O “Tradição de Ouro” também tem alguns temas inéditos e vai lançar, dentro de dois meses, um álbum intitulado “Viva o malhão”, com dez temas. O grupo foi criado há três anos, composto por Marcelo Costa, Marco Pinto, Fernando Teixeira, Carlos Soares, Oscar Magalhães, Fernando e João.

“Nós somos quase todos ainda estudantes e só há dois que já trabalham. O nosso passatempo favorito é a música e, nos tempos livres, animamos festas, bailes e eventos particulares, na nossa região. Estamos muito agradecidos a esta associação por nos ter convidado e foi uma excelente experiência de vida e de espetáculo esta nossa vinda a Brignais” disse com um grande sorriso Marco Pinto.

Na associação existe também o grupo folclórico “Províncias de Portugal”, que prepara as suas danças e cantares para participarem em futuros festivais de folclore a serem organizados na região de Lyon.

O som e as luzes estiveram ao encargo de Dj Filipe.

A próxima atividade da associação será a festa do S. João, com um encontro de grupos folclóricos ao ar livre, em data e local a serem comunicados mais tarde.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]