João Pina apoia ações escolares na Guarda

O empresário João Pina, radicado na região parisiense, esteve na semana passada, por uma breve passagem, na Guarda, onde assinou um «Acordo de Parceria no Âmbito do Ensino Escolar» com o Estabelecimento Prisional da Guarda – Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

O «Prémio João Pina», num total de 10, será entregue aos melhores formandos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível Básico, das Turmas EFA B1, EFA B3-A1, EFA B3-A2, EFA B3-C1; e aos alunos do Ensino Secundário Recorrente (10º, 11º e 12º anos) e do Ensino Superior (Cursos Técnicos Superiores Profissionais e Licenciaturas), dois prémios de assiduidade, um para os Cursos EFA e outro para o Ensino Secundário. A cerimónia de entrega destes prémios de mérito decorre no final do presente ano letivo.

«Um momento com muito significado para mim, tenho visitado com frequência estes seres humanos tão especiais e sei que será um estímulo para eles», refere o empresário.

Para além da assinatura deste Acordo, João Pina reuniu com o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, mas por enquanto o empresário preferiu não dar a conhecer os resultados desta reunião. «Porém, uma certeza, a Guarda ficará a ganhar».

A Autarquia disponibilizou alguns presentes para entrega por parte deste Guardense a empresários e entidades oficiais, em França.

No pouco tempo que restou, João Pina dirigiu uma palavra de agradecimento ao conhecido arquiteto António Saraiva, natural da Guarda e que leva a marca «Guarda e Portugal» para fora do país. Este arquiteto venceu recentemente o projeto para a construção de um monumento alusivo aos veteranos luso-americanos das guerras americanas, em Newark, que será inaugurado no final deste mês.

No passado mês de março, aquando da assinatura do primeiro Protocolo existente entre duas associações (uma portuguesa e outra francesa), que acolhem cidadãos portadores de deficiência – a «CERCIG» e a «Esat la Roserie», este arquiteto fez questão de presentear o Cônsul Geral de Portugal em Paris, com um livro da sua autoria e alusivo à Guarda. Este ato de «geminação» entre estas duas associações também só foi possível graças ao empenho e dedicação de João Pina.

Proximamente será ainda divulgado o Regulamento de atribuição de 3 bolsas de estudo «Bolsa João Pina» a futuros estudantes do ensino superior que escolham a Guarda e o seu Instituto Politécnico.

Como dizia o poeta, «Tenho em mim todos os sonhos do mundo» e assim é João Pina, «sonho a sonho vou ficando mais feliz… porque também faço mais felizes, os que me rodeiam», refere.

 

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]