João Pina: Protocolo entre instituições franco-portuguesas de apoio a deficientes

Foi ontem firmado e pela primeira vez em Paris, um Protocolo de colaboração entre duas instituições, uma portuguesa e outra francesa, que acolhem cidadãos portadores de deficiência.

O empresário João Pina foi abordado recentemente pela CERCIG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Guarda com o intuito de subsidiar as despesas de transporte em Paris do grupo constituído por 16 elementos que se deslocou à capital francesa numa visita de lazer. Uma experiência única para estes jovens tão especiais.

Mais uma vez este empresário anuiu ao pedido, ou não fosse uma associação muito peculiar e da sua terra natal, a Guarda.

Para além desta ajuda, este empresário português em França desdobrou-se em contactos para que fosse concretizada uma aspiração de longa data: estabelecer um Protocolo com uma associação congènere de Carrières-sur-Seine (78), a «Esat la Roseraie». O Protocolo ontem assinado contou com a dedicação do Diretor da associação, Luc Pallier, e contempla uma visita desta instituição à cidade mais alta de Portugal no próximo mês de setembro.

A assistir a este ato esteve presente o Cônsul Geral de Portugal em Paris, António de Albuquerque Moniz, que uma vez mais parabenizou este gestor pelos atos solidários e pela forma exímia de como promove a sua terra natal. Este também presente o Maire de Carrières-sur-Seine, Arnaud de Bourrousse, que propôs inclusivamente criar uma relação de geminação com a cidade da Guarda.

Também os Rotários do «Rotary Club de Houille Bezons Sartrouvile», os dirigentes e utentes das duas instituições, num total de cerca de 130 pessoas, marcaram presença. Toda a sessão teve tradução em simultâneo realizada por Olivia Rodrigues, uma lusodescente que se congratulou por efetivar este trabalho.

O Protocolo foi assinado pelos Presidentes das instituições envolvidas, José Igeja e M. Reiter e pelo Embaixador desta causa, João Pina.

Segundo referenciou Jean Pina, como é conhecido em França, «o que eu proporcionei aos utentes da CERCIG recebi em dobro, da parte deles, em carinho, em afeto e acima de tudo por ver tantos sorrisos estampados nos rostos de pessoas tão especiais».

A manhã foi passada com muita animação, já que alguns dos utentes franceses da «Esat la Roseraie» são de nacionalidade portuguesa, tendo sido promovida uma verdadeira partilha de experiências e saberes.

O Município da Guarda e o Arquiteto António Saraiva, também ele da Guarda, associaram-se a este ato através do envio de ofertas para que os convidados conhecessem «de perto» a história e imagens da cidade dos 5 F’s,

O dia prosseguiu com a visita aos locais emblemáticos de Paris e uma viagem em «bateau mouche», uma surpresa que Jean Pina quis também ofertar a estes cidadãos com dificuldades especiais.

Mais um momento marcante na vida de Jean Pina que no final do dia revelou que «estou muito feliz pelo dia de hoje, o sonho continuará sempre a liderar a minha vida».

Como refere o sítio da internet da Cercig, “ser diferente é ser igual a toda a gente» e ontem foi de facto um dia diferente, mas igual para toda a gente.