Jogadores do Nantes, Pau e Toulouse convocados para a Seleção de andebol



Alexandre Cavalcanti (Nantes), Gilberto Duarte (PAUC Handball) e Gonçalo Vieira (Fenix Toulouse), todos laterais esquerdos, foram convocados para a Seleção portuguesa de andebol, e vão integrar o estágio de preparação para o Euro2024, que se inicia em 26 de dezembro, em Rio Maior.

Fábio Silva vai estrear-se em convocatórias lusas, mas Portugal regista três baixas por lesão: Victor Iturriza, Fábio Magalhães e André Gomes, que vão assim falhar a prova que vai decorrer na Alemanha, entre 10 e 28 de janeiro, na qual Portugal ficou integrado no Grupo F, juntamente com Dinamarca, República Checa e Grécia.

O selecionador nacional, Paulo Pereira, revelou que dois dos atletas agora convocados não seguirão viagem com a comitiva após o estágio. “Fizemos uma convocatória de 20 atletas e depois viajarão 18. Algumas alternativas estão abertas, vamos decidir como proceder durante o estágio, já com o chip no Campeonato da Europa. Embora haja já um plano, no entanto, esse pode ser alterado por várias razões”, adiantou o Técnico, em declarações divulgadas no site da Federação de Andebol de Portugal.

Paulo Pereira acrecentou que a tarefa agora é avaliar a condição dos atletas, embora já tenha algum conhecimento da sua atual condição física, para depois ter a equipa preparada para os dois jogos de preparação frente à anfitriã Alemanha, agendados para os dias 04 e 06 de janeiro, na cidade alemã de Flensburg.

O técnico assumiu que os próximos compromissos com a equipa anfitriã servirão para que Portugal possa encontrar a melhor forma para encarar o Europeu. “O nosso foco é a Grécia, a República Checa e depois a Dinamarca. Os jogos com a Alemanha não serão um teste e o que é importante realçar é o seguinte: eu não sei quando é que a Alemanha algum dia convidaria Portugal para realizar dois jogos de preparação, antes de iniciar um Europeu que eles próprios organizam. Portanto, isto, de certa forma, espelha um pouco o respeito que os outros vão tendo por nós”, frisou.

Portugal inicia a sua participação no Europeu diante da Grécia, em 11 de janeiro, segue-se o embate com a República Checa, no dia 13, e finaliza a sua participação nesta fase de grupos no dia 15, diante da Dinamarca.

.

Lista de convocados:

– Guarda-redes: Diogo Marques (FC Porto), Gustavo Capdeville (Benfica) e Miguel Ferreira (Ciudad Encatada, Espanha).

– Ponta esquerda: Leonel Fernandes (FC Porto) e Pedro Oliveira (FC Porto).

– Lateral esquerdo: Alexandre Cavalcanti (Nantes, França), Gilberto Duarte (PAUC Handball, França), Gonçalo Vieira (Fenix Toulouse, França) e Salvador Salvador (Sporting).

– Pivô: Daymaro Salina (FC Porto), Fábio Silva (Avanca), Luís Frade (Barcelona, Espanha) e Ricardo Brandão (Cangas, Espanha).

– Lateral direito: Francisco Costa (Sporting) e Joaquim Nazaré (Skjern Handbold, Dinamarca).

– Ponta direito: António Areia (FC Porto) e Pedro Portela (Sporting).

– Central: Martim Costa (Sporting), Miguel Martins (Pick Szeged, Hungria) e Rui Silva (FC Porto).