LusoJornal / Carlos Pereira

Jorge Mendes Constante é o novo Presidente da Delegação PACA da CCIFP

O advogado Jorge Constante é o novo Presidente da Delegação PACA da Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa (CCIFP), substituindo o empresário Joaquim Pires.

A transmissão de poderes teve lugar no final da Gala de Verão da CCIFP/PACA, na presença de dezenas de empresários da região, mas também do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, do Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, do Cônsul Geral de Portugal em Marseille, Pedro Marinho da Costa.

O Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), Carlos Vinhas Pereira, lembrou a forma como conheceu Joaquim Pires e a sua importância para a criação da Delegação da CCIFP na região Provence-Alpes-Côte d’Azur (PACA). «O trabalho de Joaquim Pires foi muito importante para a implementação da nossa Câmara de Comércio nesta região e o trabalho que ele fez aqui deve servir de exemplo para outras regiões, porque queremos criar mais delegações da nossa Câmara de Comércio noutras regiões do país».

«A CCIFP permitiu em 5 anos que as pessoas se conheçam, que trabalhem juntas. É uma maneira de se encontrarem. Sem esta estrutura, 90% das pessoas que são membros desta Câmara de Comércio não se conheciam, moravam perto mas não se conheciam» explica Jorge Constante. «Os lusófonos na nossa região sabem e compreendem a grande riqueza desta estrutura que organiza eventos que nos permitem conhecer».

Joaquim Pires já tinha anunciado a sua saída da Presidência. «Comprometi-me por quatro anos, mas acabei por fazer 5 anos, até à inauguração do Memorial dos Portugueses da I Guerra Mundial, em Beausoleil» confirmou Joaquim Pires ao LusoJornal. O Memorial foi inaugurado precisamente no sábado passado, durante a manhã.

Joaquim Pires afirma que «esta Delegação fica em boas mãos». E embora saia da presidência, o empresário instalado em Sainte Maxime, que também assumiu há dois anos as funções de Cônsul Honorário de Portugal em Nice, vai continuar na direção da estrutura, com o título de Presidente Honorário.

Depois da fundação e consolidação da Delegação, Jorge Mendes Constante promete dar continuidade ao trabalho de Joaquim Pires. «Vou tentar continuar e tentar manter este dinamismo e energia que o Joaquim Pires soube dar a esta estrutura. Mas também vou tentar modernizar».

Com 47 anos de idade, Jorge Mendes Constante nasceu em Lisboa, viveu em Cascais, mas veio para França com 7 anos. Há 18 anos que tem um Gabinete de advogacia orientado para a Comunidade portuguesa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]