LusoJornal / Jorge Campos

Jornadas Portas Abertas do ILCP em Lyon

Este sábado, dia 16 de setembro, o Instituto de língua e cultura portuguesa (ILCP) de Lyon, organizou o seu segundo dia de “Portas Abertas” onde os professores, os responsáveis e também os amigos do Instituto acolheram os visitantes dando informações sobre as possibilidades e as ofertas de ensino.

«Temos, no final destes dois dias, um resultado muito motivante, com cerca de 45 novas inscrições entre o primário, o colégio e os cursos para adultos» informa Margarida Despacha do Secretariado do ILCP. «Cerca de trinta adultos de várias nacionalidades, e também lusodescendentes, vão frequentar as nossas aulas de português em diferentes níveis, no fim de cada dia, das 18h30 às 20h00 e aos sábados, das 8h30 às 12h00» concluiu ao LusoJornal.

A equipa de professores é constituída por Helenilda, Joseé Evoral, Soraia, Andreia, Esmeralda, Renata e Helena. A Diretora pedagógica e fundadora do ILCP é Rosa Maria Queiroz Frejaville, enquanto o Diretor administrativo é Tristan Frejaville.

«Venho de Lisboa onde preparo uma licenciatura na Universidade Nova de Lisboa, após uma vida profissional de tripulante na companhia aérea TAP, e estou aqui no quadro do programa Erasmus. Estou a estagiar no ILCP e durante o ano letivo darei aulas aos adultos e aos mais novos» disse ao LusoJornal Helena Soares Mateus.

«Eu também venho de Lisboa, frequento a Universidade Nova, e como a Helena estarei a estagiar no ILCP dando aulas. Sou oriunda do Algarve, da cidade de Quarteira, e estou a gostar muito de estar aqui por terras de Lyon» disse por seu lado Renata Vilas.

Esmeralda Araújo, também futura docente no ILCP, vem do sul de França, mais propriamente de Avignon, é lusodescendente e formou-se em língua e cultura lusófona na Universidade de Lyon 2.

António Pinto teve o seu espaço de apresentação de vinhos portugueses de várias regiões de Portugal, entre elas a região do Douro, e apresentou aos alunos e às recpetivas famílias outros produtos da sua empresa «Milesimes et Gourmandises» durante os dois dias das Jornadas Portas Abertas.

 

Instituto de Língua e Cultura Portuguesa (ILCP)

25 rue Bossuet

Lyon 6

Infos: 04.78.93.38.88