Karaté: Campeão lusodescendente Steven da Costa homenageado em Arcos de Valdevez



A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou, em reunião de Câmara e por unanimidade, um voto de louvor ao atleta Steven da Costa, com raízes em Soajo, pela conquista do terceiro título mundial de karaté na categoria -67kg, em Budapeste (Hungria).

Campeão olímpico em Tóquio em 2021, Steven da Costa conseguiu um feito inédito em terras magiares: conquistou o título mundial três vezes consecutivas, depois do ouro em Madrid em 2018 e no Dubai em 2021.

Steven da Costa, de 26 anos tem conquistado vários títulos ao serviço da Seleção francesa, tanto a nível individual como coletivo.

“É com grande satisfação que Autarquia vê reconhecido o esforço e o talento deste jovem karateca, Campeão olímpico, nascido em França e com raízes em Arcos de Valdevez” diz a nota do município minhoto. “O Município de Arcos de Valdevez felicita o jovem atleta Steven da Costa pelo seu percurso e contributo de prestígio que tem vindo a prestar à modalidade e deseja-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais no futuro”.

Nascido em janeiro de 1997, em Mont-Saint-Martin, perto de Longwy, Steven da Costa tem um dos mais impressionantes palmarés do karaté mundial e o mais impressionante do karaté francês, mas não é o único karateca da família. O irmão mais velho, Logan, e Jessie, o irmão gémeo também integram a Seleção francesa, e o pai, Michel é o treinador dos três. “Os meus filhos treinam juntos, a derrota ou a vitória de um ou de outro, é também a de toda a família” costuma dizer o pai.