“Le soleil du Portugal”: Um regresso difícil à “normalidade” em Gerzat

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

“Le soleil du Portugal” é um restaurante de especialidades portuguesas em Gerzat (63), perto de Clermont-Ferrand, criado por Maria de Moura Vieira em 2015. Fechado durante o confinamento, o restaurante reabriu as portas na semana passada, dia 9 de junho, mas este encerramento durante vários meses não está isento de consequências. Apesar de tudo, a restauradora tem planos para o futuro.

Maria de Moura Vieira nasceu em Salto, Montalegre, no Norte de Portugal, e parou os estudos no fim do ciclo preparatório. Chegou à Suíça com apenas 16 anos e quatro anos depois veio para França sem saber falar francês. Começou a trabalhar como empregada de mesa, um trabalho que exigia que trabalhasse muitas horas deixando-lhe pouco tempo para ver o filho. Uma situação complicada que a levou a mudar de profissão e trabalhar na limpeza, durante 14 anos.

Determinada, deu o passo e abriu o seu próprio restaurante em 2015, “Le Soleil du Portugal” em Gerzat.

Para isso, fez uma formação na Chambre des Métiers, depois foi para Nantes, tirar um curso de higiene e finalmente abriu o estabelecimento para propor aos clientes pratos típicos portugueses todos os dias da semana.

Trabalha com um fornecedor de Lyon, que vai todos os 15 dias carregar produtos a Portugal, o que lhe garante a qualidade e a exigência necessárias para o sucesso.

Graças à sua boa comida portuguesa e ao ambiente de convívio, o restaurante ganhou uma boa clientela e sobretudo uma clientela fiel. Além disso, o restaurante não se dirige apenas a Portugueses, e a clientela vem de todas as Comunidades.

“Quando tomei conhecimento do confinamento, foi difícil” comenta a dona do estabelecimento ao LusoJornal. Mas graças precisamente aos clientes fiéis, continuar a trabalhar com vendas para fora. No entanto, foi obrigada a colocar os empregados no “desemprego parcial”.

Felizmente, no passado dia 9 de junho os restaurantes puderam reabrir. Mas Maria de Moura Vieira disse ao LusoJornal que “perdemos muitos clientes. As pessoas têm medo de sair. Penso que isto é no início e que mais tarde as pessoas voltarão a sair de casa”.

Apesar dos momentos difíceis, a gerente espera “tempos melhores” para o futuro. “As pessoas vão recomeçar a viver como antes porque durante um ano e meio temos vivido numa situação estranha e constrangedora”. É nesta perspetiva de um futuro melhor que Maria de Moura Vieira planeia refazer o seu restaurante.

 

“Le soleil du Portugal”

10 rue du Moulin

63360 Gerzat

Infos: 04.73.24.89.52

 

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]