“Le Voyage pour vocation” chega às livrarias

A editora Le Poisson Volant acaba de publicar o ensaio «Le voyage pour vocation – France, Brésil, Afrique: regards croisés».

A autora Fernanda Arêas Peixoto, que publicou a versão portuguesa da obra em 2015, é professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e o seu trabalho incide sobre a História e a Teoria da Antropologia, as relações intelectuais França-Brasil e as relações entre a Antropologia e a Literatura, assim como sobre o imaginário e a cultura urbana.

Neste livro, Fernanda Arêas Peixoto pergunta-se sobre o que terá o Brasil a oferecer ao mundo. A resposta parece ser: um país que mistura três continentes, tanto na demografia, como na literatura ou na arte. Um país-continente que engloba o mundo dentro de si. Talvez seja por isso que, nas palavras de Roger Bastide “aquele que viveu no Brasil nunca conseguirá esquecê-lo”.

A autora faz então uma declaração de amor ao Brasil graças às viagens de Michel Leiris, Gilberto Freyre, Roger Bastide, Oliveira Lima e Pierre Verger que, entre os anos 1930 e 1960, viajaram pela Europa, África, a América de língua castelhana e o Brasil, utilizando essas viagens como porta de acesso à produção de ideias e conhecimento.