Lusa | José Sena Goulão

Legislativas’22: Associação TSP pede votação maciça na Europa para mudar as leis eleitorais

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

A TSP – Também somos portugueses – Associação Cívica, pede aos Portugueses na Europa que se mobilizem de novo e “votem de forma expressiva” na repetição das eleições para a Assembleia da República.

“Importa que os boletins de voto sejam preenchidos e devolvidos de imediato para que possam chegar a tempo para o apuramento de resultados no próximo dia 23 de março” diz a associação numa nota enviada às redações.

“A Associação TSP partilha a frustração dos muitos milhares de Portugueses que mais uma vez não poderão votar por não irem receber o boletim de voto. Isto é inaceitável. A TSP garante a todos os Portugueses no estrangeiro que não poupará esforços para que estes problemas sejam ultrapassados em futuras eleições. Os mais de 1 milhão e meio de Portugueses registados têm o direito constitucional de o poderem fazer sem obstáculos”.

A TSP apela também para que sejam cumpridas as instruções que acompanham o boletim de voto e seja incluída uma fotocópia do Cartão de Cidadão. “Segundo informações da Administração Eleitoral, os eleitores podem traçar a cópia e escrever que não autorizam a sua utilização para outro fim. Todas as cópias serão destruídas de forma segura” diz a nota assinada pelo Presidente Paulo Costa. “Se a cópia não for enviada o voto será anulado, como todos infelizmente já sabemos”.

Para eleições futuras, a TSP já está a discutir com a Administração Eleitoral alternativas à fotocópia do Cartão de Cidadão e irá fazer um “concurso de ideias” sobre esse assunto.

“Neste momento o voto da emigração tem a atenção generalizada dos Portugueses e dos Partidos políticos. Isso dá-nos condições para conseguirmos reformar a lei eleitoral, introduzir o voto digital, garantir que os processos eleitorais funcionem e aumentar a representação da emigração na Assembleia da República. Uma votação forte dos portugueses na Europa ajudar-nos-á a conseguir estes objetivos”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]