Legislativas’22: Emigrantes esperam mais Deputados eleitos face a aumento dos votos

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

O aumento da participação dos emigrantes, nas anteriores eleições legislativas, poderá retroceder no próximo escrutínio se for mantido o mesmo número de Deputados eleitos por estes círculos, alertou ontem um elemento da Direção do movimento Todos Somos Portugueses (TSP).

Nelson Rodrigues falava durante a apresentação do relatório sobre as anteriores eleições para a Assembleia da República, o qual concluiu que 200 mil portugueses no estrangeiro não conseguiram votar porque não receberam o boletim de voto, principalmente devido ao mau funcionamento dos correios e problemas com as moradas.

Este dirigente do TSP considera que a participação dos emigrantes, pelos círculos Europa e fora da Europa, que aumentou na eleição de 30 de janeiro, justifica um número de Deputados maior que o atual: quatro.

A participação dos emigrantes nas eleições para a Assembleia da República em 2022 foi marcada por um número recorde de votantes: 257.791, contados em 10 de fevereiro de 2022, aumento de 63% relativamente aos 158.252 votos em 2019.

Uma participação que, para este movimento, justifica um número maior de Deputados por estes círculos, caso contrário os emigrantes portugueses poderão considerar que o seu voto não é devidamente levado em conta.

O Presidente do TSP, Paulo Costa disse que a possibilidade do voto digital começa a apresentar menos resistências e acredita que o teste a esta modalidade, que será durante a eleição do próximo Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), deverá contribuir para o seu alargamento posterior.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]