Lusa | José Sena Goulão

Legislativas’22: TSP destaca maior votação de sempre da emigração

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

A TSP – Também somos portugueses – Associação Cívica Internacional congratula-se num comunicado divulgado esta manhã pela maior votação de sempre dos portugueses no estrangeiro.

“A mobilização das Comunidades portuguesas e os melhoramentos efetuados no voto postal pela Administração Eleitoral, muitos deles sugeridos pela TSP, conseguiram um aumento de 63% no número de votantes”, de 158.252 em 2019 para 257.791 em 2022.

“Lembremo-nos que antes do recenseamento automático conquistado após a petição ‘Também somos portugueses’ que deu origem a esta associação, o número de votantes no estrangeiro tinha sido de apenas 28.354 em 2015! Tem sido uma longa caminhada no sentido de uma maior participação da emigração nas eleições portuguesas”.

A associação Também somos portugueses publicou esta semana uma sondagem que mostra que “os votantes de hoje são apenas 56% dos emigrantes que tentou votar, poderíamos estar hoje a comemorar o termos atingido 460 mil votantes”.

As moradas incorretas e o mau funcionamento dos correios em muitos países impediram um melhor resultado. “A TSP não descansará enquanto estes obstáculos não forem ultrapassados. Numa sociedade democrática como a nossa, nenhum Português pode ser impedido de votar”.

 

Apenas 4 Deputados…

A associação lembra que a Emigração elege 4 Deputados, mas refere que votaram mais Portugueses do que por exemplo em Leiria, que elege 10 Deputados. “A representação da emigração deve ser revista” diz a nota assinada por Paulo Costa.

Referindo-se aos problemas na contagem dos votos “que podem pôr em causa este sucesso”, a Associação TSP – Também somos portugueses, explica que “estes problemas só vêm realçar a necessidade de se reverem as leis eleitorais de forma a simplificar o processo de votação dos Portugueses no estrangeiro, e assegurar o voto de todos os que o desejarem”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]