Legislativas’24: João Cotrim Figueiredo é o candidato do Iniciativa Liberal pelo círculo da Europa


Com 62 anos de idade, natural de Lisboa, o antigo Presidente do Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, é o candidato do partido às eleições de 10 de março pelo círculo eleitoral da Europa.

O segundo da lista é Rui Manuel Carvalho Salgueiro e os suplentes são Carla Dias Santos Rei e Mariana Isabel Pereira Monteiro.

Eleito em 2019 como Deputado único da Iniciativa Liberal, foi reeleito nas eleições legislativas de 2022. Foi Presidente da Iniciativa Liberal de 2019 a 2023 e vai ser o candidato cabeça de lista do IL às eleições Europeias de junho.

Licenciado em Economia pela London School of Economics e mestre em Gestão de Empresas, foi ainda Diretor-geral da TVI e Presidente do Turismo de Portugal.

Na Assembleia da República foi até agora Coordenador da Comissão de Orçamento e Finanças, da Comissão de Agricultura e Pescas e da Comissão Eventual para a Revisão Constitucional. Na legislatura anterior, enquanto Deputado único, além das Comissões Orçamento e Finanças, Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, e da Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, integrou a Comissão de Inquérito Parlamentar do Novo Banco.

Pelo círculo Fora da Europa, a candidata é a empresária Teresa Vaz Antunes, que vive no Dubai há dois anos, onde trabalha junto da comunidade de empreendedores locais, apoiando o crescimento das suas empresas.