Lusa | José Sena Goulão

Legislativas’25: “Também Somos Portugueses” lança inquérito sobre voto no estrangeiro


A associação Também Somos Portugueses (TSP) lançou um inquérito para averiguar as razões de tantos eleitores no estrangeiro não terem votado nas últimas legislativas, quais as formas de voto preferidas e as suas principais queixas.

Em comunicado, a associação refere que o inquérito visa analisar “a forma como decorreram as recentes eleições legislativas” no estrangeiro, que registaram uma abstenção de 77,76% e 32,18% de votos nulos.

A associação, que promove a participação cívica e política dos portugueses no estrangeiro e a melhoria dos serviços prestados pelo Estado português, quer saber porque é que muitos portugueses não votaram e, para quem votou, se foi fácil, quais as dificuldades que tiveram e porque é que muitos não juntaram uma cópia do documento de identificação, cuja falta originou que a anulação de “muitos milhares de votos”.

De acordo com a TSP, os portugueses no estrangeiro são convidados a indicar quais as modalidades de voto preferidas: Presencial nos consulados, o voto postal, ou os métodos que, apesar de ainda não estarem disponíveis em Portugal, são utilizados em outros países, como o voto digital (voto eletrónico remoto) e o voto por procuração.

Os emigrantes portugueses serão ainda questionados sobre os problemas que mais sentem estrangeiro, se o acesso aos serviços dos consulados, o ensino da língua portuguesa, o acesso à saúde em Portugal, problemas com os impostos portugueses, a reforma dos emigrantes, o regresso a Portugal, o processo de votação para as eleições portuguesas, ou outros.

.
Responder ao questionário AQUI.


.