Législatives’22: 35% dos eleitores franceses em Portugal optaram pelo voto eletrónico

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

As eleições legislativas francesas têm lugar nos dias 12 e 19 de junho, mas para os Franceses residentes no estrangeiro, a primeira volta teve lugar este fim de semana.

Em Portugal, 35% dos eleitores optaram pelo voto eletrónico, segundo informações da Embaixada de França em Portugal.

De acordo com Thomas Bertin, o ‘número 2’ da Embaixada francesa em Lisboa, votaram eletronicamente 35% dos cerca de 16 mil eleitores franceses recenseados em Portugal, numa votação que decorreu entre 27 de maio e 01 de junho, mas ainda não é possível divulgar resultados relativos a estes votos, uma vez que a informação está em Paris e ainda tem que ser validada pela comissão eleitoral.

Hoje decorreu a votação presencial para estas eleições. Em Portugal foram abertas cinco mesas de voto: três em Lisboa, uma no Porto e uma em Faro.

Os resultados globais da primeira volta em Portugal só serão conhecidos na segunda-feira de manhã, depois de terem sido contabilizados os votos presenciais e os votos eletrónicos.

O responsável da embaixada francesa em Lisboa explicou também que nestas eleições o voto dos franceses no estrangeiro foi adiantado, porque os círculos eleitorais são muito grandes, sobretudo América do Norte e Ásia, e era necessário dar tempo aos candidatos para fazer campanha na segunda volta.

Portugal, em conjunto com Espanha, Andorra e Mónaco, está integrado no 5º círculo eleitoral para franceses no estrangeiro, num total de 11, que elegem 11 Deputados.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]